NILÓPOLIS PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA SEGUNDA FASE DO "RJ DIGITAL MUNICÍPIOS" - Correio da Lavoura

Últimas Notícias


23 de jan. de 2026

NILÓPOLIS PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA SEGUNDA FASE DO "RJ DIGITAL MUNICÍPIOS"

Programa integra atendimento presencial e digital em parceria com o município

(Fotos: Divulgação/PMN)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, na quinta-feira (22), a segunda fase do Programa "RJ Digital Municípios". A iniciativa foi formalizada com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica e amplia a modernização dos serviços públicos em Nilópolis.

Representando o município, o secretário de Comunicação e Marketing, Davi Chagas, participou do lançamento. "Esse programa é muito importante porque facilita a vida das pessoas. Para Nilópolis, é um avanço que traz mais agilidade, organização e aproxima ainda mais o poder público da população".


Nilópolis está na lista dos primeiros a receberem uma plataforma digital própria, nos moldes do Portal RJ Digital, além de Barra do Piraí, Resende, Areal, Cordeiro, Vassouras, Rio Claro, Itatiaia, Bom Jardim, Mendes e Cardoso Moreira.

A ação é realizada em parceria com as prefeituras, por meio da Secretaria de Transformação Digital e do PRODERJ, com foco na democratização do acesso, inovação e melhoria do atendimento ao cidadão.

COMO FUNCIONARÁ A PLATAFORMA DIGITAL INTEGRADA?

A Plataforma Digital Integrada reunirá serviços em um portal único, com funcionalidades como agendamento, atendimento, ouvidoria, digitalização de serviços, gestão de demandas, privacidade e rastreabilidade de dados, além do uso de inteligência artificial. O sistema contará ainda com aplicativo, governança, indicadores e serviços contínuos de transformação digital.

Segundo o secretário de Transformação Digital, Feu Braga, a proposta altera o modelo de atendimento público. “Estamos criando um novo padrão de relacionamento entre o poder público e o cidadão”, afirmou.

Lançado em 2022, o "RJ Digital Municípios" já conta com a adesão de cerca de 70% das prefeituras fluminenses. O programa tem como objetivo desburocratizar serviços, ampliar a eficiência administrativa, gerar economia e aumentar a transparência na gestão pública.