Defesa Civil está em contato com municípios de todo o Estado
![]() |
| (Fotos: Divulgação/CBMERJ) |
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais da Defesa Civil (Cemaden-RJ), acompanha em tempo real os efeitos das chuvas que atingem diferentes regiões do estado na sexta-feira (23). Em Nova Iguaçu, especificamente, a pedido do município, o órgão emitiu alerta via celular de alto risco de deslizamento no bairro Austin e adjacências. Entre a madrugada e a tarde desta sexta-feira, o CBMERJ foi acionado para mais de 20 ocorrências relacionadas direta ou indiretamente às chuvas, com destaque para situações envolvendo risco geológico, quedas de árvores e acidentes urbanos.
O monitoramento permanente subsidia as ações de resposta e prevenção, em integração com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e demais órgãos do Estado integrantes do Comitê Permanente de Chuvas. Sete ocorrências foram relacionadas a deslizamentos de terra, desabamentos ou ameaça de desabamento de edificações; seis acionamentos envolveram queda de árvores, em vias públicas ou sobre edificações. Todos sem vítimas. Outros atendimentos incluem colisão de veículos, apoio com ambulância, choque elétrico, ações preventivas e eventos operacionais de rotina.
De acordo com o governador Cláudio Castro, o trabalho integrado é fundamental para reduzir riscos e proteger a população.
"O monitoramento contínuo permite que o Estado atue de forma preventiva e rápida diante de eventos climáticos. Nossa prioridade é salvar vidas e minimizar os impactos das chuvas, com planejamento, integração e presença em campo", destacou o governador.
O comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, ressaltou que as equipes seguem mobilizadas e em prontidão.
"O Corpo de Bombeiros está atuando de forma estratégica, com atenção especial às áreas de risco indicadas pelo monitoramento técnico. As equipes estão preparadas para atender desde ocorrências de deslizamento até quedas de árvores e emergências urbanas, sempre com foco na segurança da população", reforçou.
O Governo do Estado reforça a orientação para que a população se cadastre pelo serviço de alerta no número 40199, fique atenta aos avisos oficiais e evite áreas de risco em caso de chuva forte, acionando o número 193 em situações de emergência. A previsão para as próximas horas segue de chuvas fracas a moderadas em todo o estado, podendo oferecer riscos de deslizamento por conta dos altos acumulados.
.jpeg)
