CURSO SUPORTE DE VIDA É SUCESSO EM NILÓPOLIS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias


12 de jan. de 2026

CURSO SUPORTE DE VIDA É SUCESSO EM NILÓPOLIS

Cerca de 80 alunos participaram da aula ministrada pelo enfermeiro 
aeroespacial Antônio Barreto no auditório da Câmara Municipal da cidade

(Fotos: Mateus Carvalho)

Um público diverso, formado por estudantes de medicina, socorristas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e cuidadores de idosos, participou do curso Suporte Básico de Vida, ministrado pelo professor Antônio Barreto, na sexta-feira, 9 de janeiro, no plenário da Câmara de Vereadores de Nilópolis. Uma iniciativa bem-sucedida da Secretaria Municipal de Trabalho (Setrab), porque na manhã do dia anterior já não havia mais vagas.

“Já estamos pensando em promover um terceiro curso sobre o mesmo tema. O primeiro foi na sede da secretaria e lá a sala para cursos e oficinas é pequena, só comporta 20 pessoas. Aqui é bem melhor. Tivemos muitos interessados que ficaram na lista de espera”, contou o secretário da pasta, Eduardo Amorim, que é amigo de Antônio Barreto.


Barreto é professor do curso de pós-graduação em urgência e emergência, enfermeiro aeroespacial baseado no aeroporto de Jacarepaguá que atende toda a costa do Brasil. “Socorremos desde funcionários de plataformas até pescadores”, afirmou ele, que é o coordenador do processo APELL (Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências a Nível Local), criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) e roda os 92 municípios do estado do Rio lecionando gratuitamente.

Estudante 9º período do curso de fisioterapia, Matheus Antônio é estagiário no Clube de Futebol Bonsucesso, e precisa estar preparado para qualquer emergência. “Ele trouxe novidades para a gente e também compartilhou parte da grande experiência que possui em 30 anos de trabalho. O curso é muito interessante”, afirmou.


Larissa Neri Davi, de 22 anos, cursa o 2º período do curso de medicina na Unigranrio, e ficou maravilhada com a aula de Antônio Barreto. “Até agora, na faculdade, vi muito protocolo, muita teoria, e aqui é a prática na vida real. Ele deu muitas informações que eu desconhecia sobre o uso do desfibrilador, o DEA, por exemplo. Mostrou detalhes da anatomia do coração, também”, explicou a moradora de Anchieta, que conquistou uma bolsa.

O socorrista Elcimar Gomes, morador do Cabuís, disse que era a décima vez que participava de um curso do professor Barreto. " Sou condutor e socorrista. O professor sempre traz novidades pra nós", afirmou o morador do bairro Cabuís.