Equipes dos Bombeiros e agentes das secretarias de Saúde e do Ambiente,
além da Cedae, intensificam medidas de prevenção, monitoramento e
hidratação durante período de altas temperaturas no Rio de Janeiro
| (Fotos: Luis Alvarenga) |
O governador Cláudio Castro determinou a criação de uma força-tarefa com representantes do Corpo de Bombeiros, das secretarias de Saúde e do Ambiente e da Cedae para monitorar e coordenar ações para enfrentar as altas temperaturas e as ondas de calor que atingem o Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa inclui medidas já adotadas pelo governo e que serão ampliadas durante este período, como uma megaoperação de hidratação em locais de grande circulação, equipes com motolâncias para atendimento de emergência e emissão diária de alertas.
"Estamos enfrentando temperaturas bem atípicas, sobretudo por conta das mudanças climáticas. Entendo que no enfrentamento ao calor extremo, o cuidado com a vida e a saúde das pessoas é nossa prioridade absoluta. Por isso, estamos atuando de maneira coordenada, preventiva, mobilizando várias secretarias, Cedae e Bombeiros, para precaver possíveis impactos no nosso estado e oferecer apoio imediato à população, especialmente aos mais vulneráveis", explicou o governador Cláudio Castro.
A Secretaria de Saúde vem adotando uma série de medidas para o enfrentamento das ondas de calor. Em julho de 2025, por exemplo, foi elaborado o Plano de Contingência Complementar para Enfrentamento ao Excesso de Calor, que está sendo atualizado para ser lançado nos próximos dias.
O governo vai empregar ainda cinco duplas de motolâncias, que ficarão estrategicamente posicionadas nas diferentes áreas geográficas da cidade, e três veículos de intervenção rápida. As equipes assistenciais serão compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, devidamente capacitados e equipados com os insumos necessários.
A secretaria também realiza emissão diária de alertas e orientações aos municípios, com monitoramento pelo painel Vigidesastres, a partir do qual gestores municipais recebem informações por e-mail e por grupo de WhatsApp com pontos focais de saúde, garantindo respostas rápidas e coordenadas. Há ainda o Painel Monitora – Excesso de Calor, que reúne informações técnicas para gestores e conteúdos simplificados para a população em geral.
São disponibilizados pontos de hidratação nas 27 UPAs estaduais, instalados em áreas externas para atendimento à população em situação de vulnerabilidade nos dias mais quentes. Nas unidades, é adotado protocolo de classificação de risco, com orientações para o manejo clínico adequado de pacientes com sintomas relacionados ao calor intenso.
MEGAOPERAÇÃO DE HIDRATAÇÃO
A Cedae promoverá, neste domingo (28), uma megaoperação de hidratação em locais de grande circulação no Rio de Janeiro. Serão distribuídos, no primeiro dia, 10 mil litros de água potável nas praias de Copacabana e Ipanema e no Parque Madureira. Na segunda-feira (29), a ação chega também à Central do Brasil.
A operação contará com a chamada “Frota da Hidratação”, que inclui uma kombi e 14 bicicletas posicionadas em postos de salva-vidas. Os pontos também oferecerão bebedouros para pets. Toda a água será proveniente da ETA (Estação de Tratamento de Água) Guandu, com monitoramento contínuo por laboratório móvel, garantindo a qualidade do abastecimento.
BOMBEIROS E DEFESA CIVIL INTENSIFICAM MONITORAMENTO
A Secretaria de Defesa Civil, por meio do Corpo de Bombeiros e do CEMADEN-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), segue emitindo alertas aos municípios sobre baixa umidade relativa do ar e temperaturas elevadas. As principais recomendações à população são: evitar atividades físicas ao ar livre no período da tarde; manter hidratação frequente e redobrar atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
AÇÕES AMBIENTAIS
A Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e o Inea também acompanham os efeitos do calor intenso sobre recursos hídricos, vegetação e fauna, adotando medidas preventivas e ampliando a vigilância ambiental neste período crítico.
