Por Almeida dos Santos
Na esquina da Av. Getúlio de Moura com Prof. Paris, no centro de Nova Iguaçu, encontra-se às instalações do Colégio Leopoldo, instituição educacional fundada em 1º de fevereiro de 1930, pelo Professor Leopoldo Machado (foto), um baiano que escolheu Nova Iguaçu para viver. E foi lá que, em 1º de janeiro de 1950, aconteceu à reunião de fundação da Legião da Boa Vontade (LBV), tendo Alziro Zarur como o legionário nº 1 e Leopoldo Machado o nº 2. Podemos dizer que, naquele imóvel, tanto como instituição de ensino como local de fundação da LBV, há uma importância histórica, tanto para a memória afetiva iguaçuana de ex-alunos, quanto para a própria história da LBV. Hoje a instituição faz parte do Conselho Econômico e Social da ONU. Portanto, através de Leopoldo Machado, um órgão com representação em alguns países teve como nascedouro as instalações da escola que ele fundou.
Histórico e importante II
Privilegiadamente localizada, a estrutura do Colégio Leopoldo tem a vocação para continuar no caminho daquilo para o qual foi criada. Até mais! Seja como escola pública ou um aparelho cultural, a sua instalação está apta a oferecer ao povo iguaçuano educação e cultura, isso antes que a especulação imobiliária ocupe aquele lugar.
Comissão de Cultura da Câmara
Desde o dia 2 de outubro, através do Ato da Presidência nº 9/2025, a Comissão Permanente de Cultura da Câmara passou a ter a seguinte composição: presidente – Claudio Haja Luz (Republicanos); vice-presidente – Márcio Simpatia (Solidariedade); e Douglas Nadaes – (Solidariedade) como membro. O vereador Dr. Robertinho (PP), que já esteve à frente da Comissão, fez um bom trabalho. Foi através do seu mandato que a Câmara reuniu alguns representantes da cultura para debater como o Poder Legislativo poderia colaborar com o setor.
Grata surpresa
O vereador Dr. Manoel Barreto é uma pessoa que conheço antes dele ter mandato eletivo. Nosso primeiro contato foi na transição do governo Bornier e para a administração do Rogerio Lisboa. Dr. Manoel, nesta época, não tinha sido secretário de Saúde ainda. Fui apresentado a ele pelo saudoso José Antônio, seu tio, que era meu amigo pessoal. Tenho visto o mandato do Dr. Manoel Barreto não só nas suas ações no Legislativo, mas fora dele também. Tem sido bastante ativo. Em seu primeiro ano na função de vereador está mostrando um bom trabalho. Uma grata surpresa na Câmara.
Semana de tensão
O TSE marcou para o dia 4 de novembro o julgamento do governador Cláudio Castro por ter supostamente utilizado a Fundação Ceperj e configurado com isso, abuso de poder econômico. O deputado e presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, também está no processo. Ambos podem enfrentar problemas com a Justiça Eleitoral.
É natural
Após os resultados das eleições 2026, quando estiver configurado um novo quadro das forças políticas no Município e no Estado, muita coisa poderá mudar. O que isso significa? Os políticos sabem disso e as pressões sempre aumentam sobre os governos.



