"RAÍZES DA IGUALDADE" REUNIU ARTE, CULTURA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DA PREFEITURA E DA DEFENSORIA PÚBLICA NO PAÇO MUNICIPAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

29 de nov. de 2025

"RAÍZES DA IGUALDADE" REUNIU ARTE, CULTURA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DA PREFEITURA E DA DEFENSORIA PÚBLICA NO PAÇO MUNICIPAL


Muito axé, paz, comemoração com música e dança marcaram o evento "Raízes da Igualdade" da Prefeitura de Nilópolis, realizado pela Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos na sexta-feira, 28 de novembro. A solenidade foi aberta pelo vice-prefeito Alvinho, com o secretário da pasta, Renato da Van, a defensora pública Mariana Pauseiro e outras autoridades.

Representando o prefeito Abraãozinho, Alvinho parabenizou toda a equipe da Secretaria de Cidadania pelo trabalho e salientou a importância da realização da solenidade. “Devemos celebrar a luta e reconhecer o trabalho realizado por Zumbi dos Palmares e todos os líderes do povo negro”, afirmou o vice-prefeito.


O secretário Renato da Van agradeceu a parceria com a Defensoria Pública do Estado e também com os secretários de outras pastas. “A integração de todos nós permite que nossa Prefeitura possa se destacar como uma gestão antirracista, que busca a igualdade racial, de gênero e dá voz a todos os cidadãos nilopolitanos”, ressaltou.

A defensora Mariana Pauseiro salientou que a Defensoria Pública possui um Núcleo de Combate ao Racismo. “Quem tiver queixas relacionadas a questões de intolerância religiosa, discriminação ou racismo, pode conversar conosco. Não podemos tolerar nenhum tipo de discriminação por raça ou religião”, disse.


Rosimeri Cunha, superintendente da Igualdade Racial, lembrou que o nome de Nilópolis é derivado de Nilo Peçanha, o único presidente negro do Brasil. “Assim como Zumbi e Dandara, ele foi uma pessoa fundamental para a história do nosso país”, afirmou, acrescentando que a união de todas as secretarias permite que as políticas públicas sejam postas em prática.

Subiram ao palco várias atrações musicais. Robinho dos Teclados interpretou a música ‘Olhos Coloridos’, de autoria de Macau, imortalizada pela cantora Sandra de Sá. O público fez coro com Robinho, que saudou os organizadores do evento.

Em seguida, houve a apresentação da Cia Luna Gitana, que representava uma tenda cigana da cidade. Depois, foi a vez de grupos de carimbó, entre eles, o Flores da Alegria. Muito samba animou o almoço dos participantes, que degustaram um delicioso angu à baiana.

Dentro do prédio, no térreo, eram oferecidos serviços de beleza, como maquiagem, tranças e design de sobrancelhas, pela equipe da Casa da Mulher Nilopolitana. Era o chamado Espaço Beleza Negra. A Secretaria de Trabalho levou o balcão de empregos com os servidores prontos para inscreverem quem buscava uma colocação.

Uma banca com técnicos de enfermagem aferia a pressão arterial e realizava testes de glicemia em interessados em fazer um check-up.
Barracas de artesãs que participam das feiras de economia solidária na cidade e fora dela fizeram exposição de produtos de temática racial. Levaram também comidas típicas da culinária afro-brasileira, como acarajé.

O ônibus da Defensoria Pública levou servidores que atenderam o público em questões sobre de processos existentes, ajuizamento de ações de família como alimentos, divórcio e guarda.

Participaram do evento também os secretários de Turismo, Eventos e Juventude, Leo Monteiro, de Comunicação, Davi Chagas, de Educação, professora Flávia Rocha, de Fazenda, Janaína Tellini e o subsecretário de Turismo, Juan Medeiros.