![]() |
| (Fotos: Jeovani Campos) |
Em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Belford Roxo está canalizando o Canal Maxambomba. Na sexta-feira (14), o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) começou a demolir a ponte, de cerca de 16 metros de extensão, que liga os bairros Piam e Xavantes. O objetivo é alargar o trecho do canal e construir uma ponte para carros com duas laterais para pedestres, pois a ponte que fora demolida passava apenas um veículo por vez.
CURSO DA ÁGUA "ESTRANGULADO"
O prefeito Márcio Canella acompanhou a demolição da ponte ao lado do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Flávio Gonçalves. Canella acentuou que a ponte teve que ser demolida porque o curso da água ficou “estrangulado” e causa alagamentos nas casas em época de fortes chuvas. “A nova ponte acabará com esse problema e trará mais mobilidade para moradores dos bairros Xavantes, Piam e adjacências”, concluiu o prefeito.
ÁREA DE LAZER EM LONGO TRECHO
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Flávio Gonçalves, a construção da nova ponte faz parte da canalização do Canal Maxambomba, pois em um longo trecho será construída uma área de lazer. A demolição começou pela retirada das grades de ferro das laterais da ponte para que a máquina começasse a quebrar o piso de concreto.
CANALIZAÇÃO TERÁ 1.389 METROS
A ponte demolida media 16 metros de comprimento. A que será construída terá a mesma medida, mas ficará a cerca de sete metros de altura do rio para evitar que a água represe no teto em caso de fortes chuvas. “Já temos 428 metros prontos de um total de 1.389 que serão canalizados”, destacou o engenheiro civil da empresa Lytorânea, executora da obra, Alex Sandro Ferraz. “Calculo que até o primeiro trimestre de 2026 a obra de canalização com a área de lazer seja concluída”, completou Filippy Fury, gerente-geral da empresa.

