NOVA IGUAÇU RECEBE SARAU LITERÁRIO COM APRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de nov. de 2025

NOVA IGUAÇU RECEBE SARAU LITERÁRIO COM APRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES

Estão previstas mais de 30 atrações, entre teatro, declamações, 
dança, exposições e oficinas, e um público de 300 pessoas


Na próxima quarta-feira, dia 19 de novembro, a partir das 10 horas, Nova Iguaçu será palco de uma celebração da literatura e das artes, protagonizada por alunos da rede pública de ensino. O Sarau Literário, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), reunirá cerca de 300 estudantes, professores e diretores da Diretoria Regional Metropolitana I, que abrange também Queimados e Japeri, em uma programação na Praça Santos Dumont.

O evento, aberto ao público, contará com um espaço de leitura e distribuição gratuita de livros. Entre os destaques, os alunos do Centro Integrado de Educação Gilson Amado apresentam o slam “Identidade, memória e resistência”, inspirado na obra Quelé, a voz da cor. O Centro Integrado Professora Cyrene Moraes Costa leva a coreografia “Amarelo: representatividade preta e voz às minorias”, baseada no livro Vozes Livres. Já o Colégio Estadual Dom Walmor traz “Identidade e memórias: um salve às vozes brasileiras”, com declamações e músicas sobre a força cultural do país.

“O Sarau Literário é mais do que uma celebração cultural, é uma demonstração do trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido nas escolas para que o livro ocupe um lugar central no processo de aprendizagem. Quando os estudantes têm a oportunidade de transformar a leitura em expressão artística, como poesia, teatro ou dança, eles constroem sentidos, desenvolvem a criatividade e se reconhecem como sujeitos ativos na descoberta do mundo”, explica a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel Abreu.

A INICIATIVA

O Sarau Literário ocorre em todas as Diretorias Regionais da Seeduc-RJ e, após uma pausa por conta da preparação e realização das provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), está sendo retomado neste mês de novembro. Ao todo, mais de 4 mil pessoas participaram dos eventos realizados em Niterói (Baixadas Litorâneas), Volta Redonda (Sul Fluminense), Natividade (Noroeste Fluminense), Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), Vassouras (Centro-Sul), Nova Friburgo (Serrana II), Duque de Caxias (Metropolitana V), Petrópolis (Serrana I), São Gonçalo (Metropolitana II), Engenho de Dentro (Metropolitana III) e Campo Grande (Metropolitana I).

A próxima edição ocorrerá no dia 26 de novembro, com um grande encerramento no Parque Garota de Ipanema.

De acordo com a superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa, os saraus levam a literatura para além dos muros da escola, envolvendo não apenas estudantes e professores, mas também famílias e a população da cidade. “A cada nova apresentação, percebemos como esse trabalho vai ganhando forma com a identidade dos projetos desenvolvidos nas escolas. Acreditamos que, ao chegar no fim do ano, teremos consolidado uma trajetória ainda mais sólida em torno da leitura”, destaca.

DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS

O Sarau Literário integra o Programa Educação do Amanhã, da Seeduc-RJ, voltado à recomposição das aprendizagens. Os eventos dão protagonismo aos projetos desenvolvidos em sala de aula para estimular a leitura, habilidade reconhecida como ponto de partida para o desenvolvimento de competências essenciais, como interpretação, reflexão e argumentação.

No contexto da recomposição das aprendizagens, a leitura literária ocupa um lugar estratégico: por meio da coleção Literatura a Vapor, do Grupo Eureka, distribuída às escolas da rede estadual, estudantes e professores têm acesso a uma proposta híbrida - que reúne livros físicos, audiobooks, conteúdos digitais e materiais pedagógicos de apoio.

As obras disponibilizadas aos estudantes neste ano letivo foram “Com quantas asas se faz um cachorro?”, “Vasto mundo”, “Gandhi - minha vida é minha mensagem”, “Vozes livres” e “Quelé, a voz da cor”, que contribuem com as competências listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Esses textos foram cuidadosamente selecionados para despertar o interesse dos estudantes. A leitura é o motor para o desenvolvimento do pensamento crítico e da expressão criativa, contribuindo de forma significativa para a retomada e o fortalecimento das aprendizagens nas escolas públicas”, afirma Malu Carvalho, especialista em leitura do Grupo Eureka.