O proprietário foi orientado a dar prosseguimento ao
cadastramento do comércio e das peças que estavam sendo vendidas
![]() |
| (Fotos: Alexandre Simonini) |
Agentes da "Operação Desmonte" - força-tarefa criada pelo Governo do Estado e coordenada pelo Detran RJ para fiscalizar o comércio de peças e sucatas automotivas - interditaram, na manhã desta terça-feira (25), um ferro-velho localizado na Av. Esplanada, 58, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
O estabelecimento não possuía credenciamento junto ao departamento para funcionar, e as peças não tinham as etiquetas de identificação padronizadas pelo Detran RJ, que asseguram ao consumidor a procedência lícita das mercadorias.
As equipes chegaram ao local após denúncias de que sucatas estavam sendo depositadas na rua, em frente ao comércio.
Durante a fiscalização, foi constatado que o proprietário não tinha licença para funcionamento. Ele foi orientado a retirar as sucatas da via pública e terá 30 dias para apresentar as notas fiscais do material comercializado. O material foi acautelado e a loja, interditada.
O dono do ferro-velho também recebeu orientações para dar continuidade ao processo de cadastramento junto ao departamento, tanto do estabelecimento quanto das peças à venda.
Criada em agosto de 2023 pelo Governo do Estado, a "Operação Desmonte" já conta com 78 ferros-velhos credenciados. Desse total, 13 estão em processo de renovação de licença e recebem orientações para etiquetar todo o material a ser comercializado. Até o momento, foram realizadas 68 operações, com 134 ferros-velhos interditados.


