| (Fotos: Luís Alvarenga) |
A Cedae concluiu às 19h desta terça-feira (25), uma hora antes do previsto, a manutenção preventiva anual do Sistema Guandu-Lameirão. A produção de água foi retomada, de forma gradual, logo após o fim dos serviços.
As intervenções começaram às 2h da manhã de terça-feira, com a interrupção da captação de água para tratamento. Ao longo do dia, uma equipe de mais de 500 profissionais realizou uma série de ações, como limpeza e manutenção de equipamentos, inspeções de segurança e vistorias e reparos em estruturas submersas, que não podem ser acessadas durante o período de operação, entre outras.
A paralisação também permitiu a instalação de três macromedidores, equipamentos capazes de medir com precisão o volume de água fornecido para as concessionárias, além de proporcionar um melhor controle de perdas.
A manutenção preventiva é feita anualmente em data próxima ao início do verão, para que o sistema chegue à estação - que registra o maior consumo de água do ano - nas melhores condições possíveis. O objetivo é garantir a operação contínua durante todo o período, evitando reduzir ou paralisar a produção para manutenções emergenciais.