Por Almeida dos Santos
Segundo pessoas ligadas a Clébio Jacaré (União Brasil), ele deverá ser candidato a deputado estadual. Conforme contam os mais próximos, Jacaré andou conversando com o prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União Brasil), aliado Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil e pré-candidato a deputado federal com às bençãos de Canella. Assim, Jacaré mudaria a estratégia e abriria espaço para o cacique do União Brasil entrar no eleitorado da Baixada fazendo dobradinha com ele. Só que desta vez Jacaré teria a Alerj como mira.
Embolando
É sabido que Clébio Jacaré vai fazer de tudo por um mandato. Caso homologue sua candidatura a deputado estadual, será um agente complicador nas intenções daqueles deputados estaduais que vieram à Nova Iguaçu apoiá-lo na corrida pela Prefeitura, em especial os que estavam esperando, por parte dele, futuras alianças. É bom lembrar que os deputados estaduais estiveram aqui apoiando Jacaré para a Prefeitura de Nova Iguaçu.
Correlação de forças
A eleição 2026 dará um quadro da correlação de forças dos grupos políticos na cidade. E, talvez, essa será a primeira leitura da conjuntura política para o futuro: leia-se 2028.
Colhendo frutos
As obras que acontecem no Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha começam a render frutos em premiações. Ficou em 3º lugar no Prêmio Luiz Carlos Farias, uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Olha que esse é um projeto iniciado em 2023 e já começa a colher frutos e reconhecimento nacional. Parabéns ao Marcus Monteiro (secretário municipal de Cultura) e sua equipe! É bom demais quando a imagem da cidade ganha visibilidade e serve de exemplo para outros municípios.
Meus sentimentos
Quero deixar registrado os meus profundos sentimentos de pesar ao ex-prefeito Rogerio Lisboa por ocasião do passamento de sua mãe, D. Martha Tardit Martins, ocorrido no último domingo, dia 12. Que Deus conforte o coração de todos familiares!
Dez meses de gestão
Ao finalizar outubro, são 10 meses completos que Dudu Reina tomou posse como titular da administração municipal. Pese que, majoritariamente, o secretariado que compõe o corpo administrativo da cidade é o mesmo que o da gestão anterior, a figura do ex-prefeito Rogerio Lisboa não tem sido vista tão frequentemente quanto muitos imaginavam. Mas sempre escrevi, desde quando Dudu era candidato a prefeito, que ele demonstraria autonomia quando fosse eleito. Dudu tem sido um prefeito que está imprimindo sua marca. Isso é fundamental. Ano que vem será um ano eleitoral, acredito que a figura do ex-prefeito terá mais visibilidade. Rogerio, indiscutivelmente, foi o principal cabo eleitoral de Dudu e, caso venha ser candidato em 2026, é provável que sua imagem ganhe mais assiduidade.
Iniciativa importante
Pessoas representando instituições fizeram, na última terça-feira, dia 14, um abraço simbólico ao Fórum Itabaiana, uma edificação gloriosa, inaugurada em 1954, e que hoje abriga o Cederj. Um símbolo arquitetônico modernista projetado por Rocha Villaça, no estilo Bauhaus, que já abrigou a Biblioteca Desembargador Acácio Aragão. Ele é próximo do Complexo Cultural Mario Marques e também da antiga residência de Sebastião Herculano de Mattos, construção conhecida como “Castelinho”. Só essas três edificações próximas, formam um conjunto importante e imponente, de belezas que já fizeram e continuam fazendo parte do cenário daquela região.
