NILÓPOLIS ENCERRA SETEMBRO AMARELO COM ANÚNCIO DE SALA DE ACOLHIMENTO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de out. de 2025

NILÓPOLIS ENCERRA SETEMBRO AMARELO COM ANÚNCIO DE SALA DE ACOLHIMENTO

(Fotos: Mateus Carvalho)

Nilópolis encerrou a campanha Setembro Amarelo com um encontro pela vida na segunda-feira (29), no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro. O evento contou com apresentação teatral, palestra sobre saúde mental e anúncio da criação da Sala Girassol, um novo espaço de acolhimento psicológico na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Com o crescimento dos casos de suicídio, o objetivo é que essa ação se torne uma campanha contínua de cuidado. O projeto Sala Girassol é inspirado na obra de Van Gogh, que simboliza esperança, otimismo, felicidade e gratidão. Em breve, o espaço atenderá pessoas de todas as idades que precisam de ajuda imediata.


"Foi um encontro de troca, aprendizado e conscientização, que reforça a necessidade de cuidarmos uns dos outros e lembrarmos que falar é a melhor solução e reconhecer é proteger. Que esse aprendizado se multiplique e fortaleça a nossa rede de apoio e acolhimento", disse a secretária de Desenvolvimento Social, Everline Lima.

Cinco alunos da Escola de Teatro Celso Mosciaro fizeram uma apresentação da peça Sinais, com mensagens de apoio, esperança e acolhimento, dirigida pelo professor Lucas Rezende. "Nosso intuito é oferecer apoio, transmitir palavras positivas e esperança, para evitar que essas pessoas considerem o suicídio", destacou o professor.


A prevenção ao suicídio foi tema da palestra ministrada pelo Major BM José Carlos Alves Evangelista, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Os bombeiros presentes receberam uma moção de congratulações, reconhecimento dado a pessoas, entidades ou organizações por suas conquistas e contribuições importantes para a sociedade, a comunidade ou o município.

Entre as autoridades presentes na mesa estavam o prefeito Abraãozinho, o deputado federal Ricardo Abrão, o vice-prefeito Alvinho, o vereador Armando Paiano, a secretária de Desenvolvimento Social Everline Lima e o secretário de cultura Antônio Carlos.

"Nos reunimos hoje com o objetivo de adquirir conhecimentos que podem ser cruciais para salvar vidas. Muitas vezes, sob mesmo teto, ignoramos as dificuldades e os sentimentos daqueles que nos cercam. Este encontro nos oferece a oportunidade de aprender a ouvir e a identificar sinais, para assim intervir e oferecer apoio necessário", salientou Abraãozinho.

CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

A campanha de prevenção ao suicídio surgiu há dez ano com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular as pessoas a buscarem ajuda.

O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo.

Por conta disso, ficou conhecido como Mustang Mike. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte. No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem: Se precisar, peça ajuda.