Por Almeida dos Santos
Quem não conhece a história da líder quilombola que viveu na região da “Grande Iguassú” terá a oportunidade de conhecer. Ela é uma das 30 personagens, tais como Frei Sampaio, Marquês de Barbacena, Visconde de Gericinó, Baronesa de Jacutinga, Barão do Guandu, Condessa de Iguassú, Barão do Pilar, Marquês de Itanhaém e Viscondessa de Santo Amaro, todos apresentados no livro “Personalidades Históricas de Iguassú – Império”.
A obra será lançada no próximo dia 12 (sexta-feira), às 19h, no Complexo Cultural Mario Marques e conta com a participação do secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, do pesquisador Hugo Delphim Borges, do historiador Antônio Lacerda, do historiador Edson Macedo Ribeiro e este colunista que também foi convidado.
Além desses personagens, há imagens de sítios arqueológicos e uma cartografia da região trabalhada por Amauri Telles de Menezes. A produção da obra é de Mario Marcelo, Marcos Carneiro e Rosi Mohr. No livro, ainda há um texto do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu (IHGNI), Dr. José Luiz Teixeira, falando da importância desta publicação que reúne uma coletânea de biografias, superando inclusive a que foi lançada em 1933.
Estou certo que essa seja uma das maiores publicações reunindo personalidades vinculadas à “Grande Iguassú”. A tiragem do número de exemplares não será em grande quantidade. Porém, uma certeza: deixará um gostinho de quero mais.
Encontros
Na última quarta-feira (3), o ex-prefeito Rogerio Lisboa andou pelo Calçadão de Nova Iguaçu e resolveu dar uma passadinha na Feira Literária. Lá o moço encontrou um parente que não tem tanto contato: trata-se de Pedro Martins. Uma figura que é muito adorada no meio literário e cultural, considerado um intelectual por amigos. Os dois se falaram por alguns minutos. O que o ex-prefeito talvez não saiba, é que seu parente comemorava aniversário justamente naquele dia.
Por falar nisso…
Rogerio Lisboa estava no Calçadão gravando vídeos com as pessoas que passavam e colhendo depoimentos. Não se pode afirmar que é uma pré-campanha, mas é impossível não dizer que esse material, que já se encontra em suas redes sociais, é uma prova da sua popularidade. E quem acompanhava, via que a popularidade do ex-prefeito está em alta.
Batata no cargo
Anderson Ávila, o Batata, tomou posse do cargo de presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores na noite de sexta-feira, dia 29 de agosto, em evento que aconteceu no SintSaúde, contando com a presença da prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, do ex-ministro Celso Pansera, e da deputada estadual Zeidan. Batata diz que agora a legenda vai se dedicar para pensar em estratégias para as eleições de 2026, quando Lula concorre à reeleição. Só é preciso lembrar que o maior desafio estará em 2028, afinal, o partido está sem representação na Câmara Municipal tem um bom tempo e, para piorar, o ex-candidato a prefeito pela legenda, Tuninho da Padaria, nem lembrado é nas rodas políticas. Se para 2026 existe um desafio, para 2028 o desafio é ainda maior.
Não percam!
No próximo dia 10 (quarta-feira), às 19h, no Complexo Cultural Mario Marques, será a abertura da 3ª edição do Festival de Artes de Nova Iguaçu, uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) e da Secretaria Municipal de Cultura.