TRÊS ESTUDANTES DA BAIXADA REPRESENTAM O RIO DE JANEIRO NAS COMPETIÇÕES SENAC 2025 - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

9 de set. de 2025

TRÊS ESTUDANTES DA BAIXADA REPRESENTAM O RIO DE JANEIRO NAS COMPETIÇÕES SENAC 2025

Jovens de São João de Meriti, Queimados e Belford Roxo disputarão as vagas para a 
edição 2026 do WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo. 
Etapa nacional será em setembro, no Riocentro, reunindo competidores de todo o Brasil

De Queimados, Giovana Castilho, de 19 anos, disputa na ocupação de Cozinha

Três estudantes de municípios da Baixada Fluminense irão representar o Rio de Janeiro na próxima edição das Competições Senac, que serão realizadas de 16 a 21 de setembro, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Na área de Confeitaria, a compete Sophia Oliveira, de 21 anos, de São João de Meriti. De Queimados, Giovana Castilho, de 19 anos, disputa na ocupação de Cozinha. Já Pedro Henrick Gomes, de 21 anos, morador de Belford Roxo, é o competidor de Desenvolvimento de Sistemas. Eles garantiram vagas em seletivas que reuniram alunos e ex-alunos do Senac RJ de todo o estado, e desde então se submetem a uma intensa rotina de treinamentos.

Outros sete estudantes do Senac RJ também integram o time fluminense nas Competições. Trata-se da maior participação do estado até o momento nesse desafio nacional, que seleciona os melhores estudantes de educação profissional do Brasil. Os medalhistas de ouro nessa etapa irão integrar o Time Brasil que disputa a 48ª WorldSkills, maior competição mundial de educação profissional, que será realizada em 2026 na China, reunindo 67 países e mais de 1600 competidores.

OS COMPETIDORES DA BAIXADA

Na área de Confeitaria, a compete Sophia Oliveira, de 21 anos, de São João de Meriti

Moradora de São João de Meriti, Sophia Oliveira ingressou na confeitaria ainda no ensino médio quando descobriu, de forma espontânea, o prazer de criar doces. Foi nesse período que, ao preparar sobremesas para a família e amigos, percebeu o impacto que a confeitaria podia ter na vida das pessoas. Com o tempo, esse interesse se transformou em dedicação profissional e, ao ser selecionada para representar o Senac RJ nas Competições, iniciou uma jornada intensa de treinamentos, ajustes e superações diárias em meses de rotina exigente, erros e acertos. “Cada desafio enfrentado me moldou não só como profissional mas como pessoa. Hoje, levar o nome do Rio de Janeiro para a etapa nacional de Confeitaria é mais que uma conquista: é o reconhecimento de uma trajetória construída com esforço, resiliência e amor por aquilo que faço”, afirma.

Também na área de Gastronomia, a competidora de Queimados, Giovana Castilho, compete na categoria Cozinha. “Meu primeiro contato com a gastronomia foi com meus pais, que amam a área, então desde pequena estive no meio. Quando me formei, já sabia o que queria seguir e escolhi o Senac RJ para me especializar. Durante o período do curso, soube das Competições e não perdi a oportunidade. Passei por várias etapas até chegar aqui e minha vida mudou totalmente. Meu conhecimento é maior e treino diariamente para chegar em um bom resultado. Sigo confiante da minha excelente entrega e trabalho da minha equipe para as competições”, declara.

Já Pedro Henrick Gomes, de 21 anos, morador de Belford
Roxo, é o competidor de Desenvolvimento de Sistemas

Desde pequeno, o competidor de Belford Roxo, Pedro Henrick, sempre foi fascinado por tecnologia. Gostava de explorar computadores e entender como os sistemas funcionavam. “Esse interesse cresceu comigo e, em 2024, decidi dar o primeiro passo rumo a esse sonho: iniciei a faculdade de Ciência da Computação e, ao mesmo tempo, busquei formação prática no curso de Programador Full Stack Java no Senac Nova Iguaçu. Foi nesse curso que tive meu primeiro contato profundo com o desenvolvimento web e descobri que era exatamente isso que eu queria fazer”, diz ele. “A ideia de representar o meu estado e aplicar meus conhecimentos em um desafio real me empolgou. Me inscrevi nas Competições, passei pelo processo seletivo e hoje estou me preparando intensamente para essa competição. Estou vivendo uma das fases mais importantes da minha jornada, e sei que isso é só o começo.”

COMPETIÇÕES SENAC

As Competições Senac reúnem estudantes do Senac de 23 estados brasileiros e do DF em três dias de provas que simulam situações reais do exercício profissional. Desde 2016, a iniciativa avalia a excelência de jovens profissionais que atuarão no setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no país. O Senac RJ participa do evento desde 2018 e todos os participantes fluminenses que já competiram no evento nacional conquistaram medalhas.

O número recorde de estudantes fluminenses nas Competições deste ano é mais um marco na trajetória ascendente do Senac RJ nos desafios de educação profissional. No ano passado, duas competidoras do Senac RJ conquistaram vaga para a WorldSkills e a estudante Bruna Pimentel, subiu ao topo do pódio da competição mundial conquistando a medalha de ouro na categoria Cabeleireiro. A instituição também disputou na ocupação Recepção de Hotel, com Vanessa Coelho.

CIRCUITO COMPETIÇÕES

Durante o treinamento, os competidores realizam práticas relativas à profissão, em que são exigidas atuações precisas e cronometradas, e contam com o auxílio de profissionais referência em suas áreas, que transmitem melhores práticas do mercado, compartilham inovações técnicas e tecnológicas e experiências. Esse processo exige a mobilização de uma série de recursos e o desenho de novos processos dentro do Senac RJ.

Por isso, é importante que o resultado da participação na competição vá muito além da medalha. Para garantir que o processo das competições não se encerre em si mesmo, o Senac RJ criou o programa Circuito, que garante o compartilhamento do aprendizado, deixando um legado que retroalimenta o negócio: disseminando novas práticas, compartilhando conhecimentos, tornando esta ação contínua e permanente para inspirar colaboradores e alunos.

O objetivo é compartilhar com o universo do Senac RJ todo aprendizado gerado durante a preparação, desenvolvimento e participação do Rio de Janeiro no projeto Competições Senac. Para isso, os competidores das edições anteriores são peças fundamentais. Alunos que foram medalhistas nas Competições Nacionais e no World Skills continuam atuando no Senac RJ, tanto no treinamento e avaliação de novos competidores, como atuando como instrutores e disseminadores de conteúdos em diversas áreas, entre elas compartilhando sua trajetória para inspirar alunos e na reciclagem de instrutores, aprimorando e demonstrando novas técnicas e tendências.