| (Fotos: Alziro Xavier) |
Moradores do Km 32 puderam, neste sábado (6), negociar suas dÃvidas com a Prefeitura de Nova Iguaçu sem precisar ir até a sede municipal, no Centro. A praça do bairro recebeu a primeira edição do “REFIS nos Bairros”, iniciativa que leva à s comunidades os serviços de regularização fiscal. A ação ocorreu das 9h à s 14h e atendeu 119 moradores interessados em negociar débitos tributários e não tributários vencidos até 31 de dezembro de 2024.
O atendimento foi feito por uma equipe da Secretaria Municipal de Atendimento Geral e Ouvidoria (SEMAGO), que ofereceu no bairro os mesmos serviços prestados na Central de Atendimento da Prefeitura, como abertura de processos e adesão ao refinanciamento.
“Trazer esse serviço para mais perto da população é fundamental. Muitos moradores têm dificuldade de se deslocar até o Centro e agora podem resolver tudo na própria comunidade. O Refis garante até 100% de desconto sobre juros e multas. É uma grande oportunidade e o momento certo para se regularizar”, destacou o superintendente da SEMAGO, Gabriel Fonseca.
O morador Marcelo Félix da Silva, de 60 anos, foi um dos que aderiram ao programa já na estreia do atendimento itinerante.
“Vim porque tinha débitos em aberto e, graças a Deus, foi rápido. Consegui resolver e já saio daqui com tudo esclarecido. Foi um alÃvio a Prefeitura trazer esse atendimento até a comunidade, sem que a gente precise enfrentar a distância até o Centro”, afirmou.
O operador de máquinas Carlos Roberto Oliveira, 49 anos, viu no programa a chance de regularizar um terreno.
“Soube do evento pelas redes sociais. Gostei muito da iniciativa, fui bem atendido e tirei todas as dúvidas. Me explicaram que, para regularizar o terreno, preciso colocar água ou luz no meu nome e procurar a Prefeitura. Isso representa investimento para a famÃlia e para o futuro. Estou muito satisfeito com o programa”, contou Carlos.
O REFIS 2025 vai até 17 de novembro e oferece condições especiais de pagamento, com descontos que vão de 20% a 100% sobre juros e multas, dependendo do número de parcelas _ débito poder ser pago entre seis e 36 meses, desde que cada parcela seja superior a uma UFINIG (R$ 81,33).
Com o programa, a Prefeitura busca aproximar a população dos serviços públicos, facilitando o acesso de quem mais precisa e incentivando a contribuição para o desenvolvimento da cidade.
A próxima edição será em Cabuçu, no dia 13 de setembro, das 9 às 14h. Quem preferir também pode negociar online, pelo site refis.novaiguacu.rj.gov.br, ou na Central de Atendimento da Prefeitura, no Centro.