PROGRAMA "PROTEGENDO O FUTURO" GARANTE IDENTIFICAÇÃO CIVIL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE BELFORD ROXO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

14 de set. de 2025

PROGRAMA "PROTEGENDO O FUTURO" GARANTE IDENTIFICAÇÃO CIVIL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE BELFORD ROXO

(Fotos: Jeovani Campos)

Alunos de creches até o nono ano e das escolas municipais de Belford Roxo têm mensalmente a oportunidade de adquirir a carteira de identidade, através do Programa Protegendo o Futuro. A possibilidade existe desde 2017, por determinação do Ministério Público, devido ao aumento de casos de desaparecimento de crianças no município. Reeditado, o programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação, Fundação de Desenvolvimento Social (Funbel) e Detran-RJ. Estima-se que mais de 11 mil crianças já estejam com o documento.

762 CRIANÇAS ATENDIDAS EM SEIS MESES


A secretária municipal de Educação, Sheila Boechat, a presidente da Funbel, Cristiane do Sobreira e o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, fazem juntos, o acompanhamento do programa. O atendimento para que os alunos façam a biometria acontece na sede da Funbel, Rua Adélia Sarruf, 39, Areia Branca, em dois turnos: manhã e tarde, sempre na primeira semana de cada mês. De março até agosto deste ano, 762 crianças e adolescentes foram atendidos. “Estamos trabalhando para ampliar o número de emissão do documento. “Encerramos mais uma edição na sexta-feira (12) e em outubro estaremos iniciando mais uma”, avisa Diogo.

NOVAS EDIÇÕES


Alunos que ainda não têm a carteira de identidade devem ficar atentos. Em outubro, a biometria será feita no período de 6 a 10. Em novembro já está agendada para a semana de 3 a 7, e em dezembro do dia 1 ao dia 5. “O Programa Protegendo o Futuro é uma iniciativa muito importante que visa que toda criança tenha identidade. Em casos de desaparecimento, é através da impressão digital que a criança é identificada, além de garantir o direito de cidadania aos alunos”, destacou Cristiane Sobreira.

PARCERIA IMPORTANTE


Cristiane acentuou também que a parceria entre a Funbel, a Secretaria Municipal de Educação e a Semasc resultou na facilidade ao acesso ao documento. “Tem pais que trabalham e não encontram tempo para tirar o documento dos filhos. Então, basta o responsável levar os documentos até a escola e a escola leva a criança até o local”, explicou. “As crianças adoram. Ficam muito felizes”, garante a professora Jaqueline Neves, da Creche Casa da Criança. “É sem dúvida, um projeto de grande importância e por isso, estamos totalmente mobilizados para mantê-lo com sucesso” assegurou a secretária municipal de Educação, Sheila Boechat.