| (Fotos: Renato Fonseca) |
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Educação e o Centro de Estudos e Pesquisa sobre Desastres da UERJ. Criado em 2017, o projeto já foi aplicado em 44 escolas da rede municipal e tem como objetivo reduzir riscos, preparar alunos e profissionais para agir em situações de crise e fortalecer a resiliência das comunidades escolares.
Ao longo da semana, professores e estudantes participaram de oficinas, palestras, atividades lúdicas e do treinamento que antecedeu o simulado. Para a diretora da escola, Marilda de Oliveira, a experiência deixou a comunidade mais confiante: “Acredito que tudo o que os alunos vivenciaram essa semana, eles vão reproduzir em casa. Caso aconteça uma situação real, já sabemos como proceder”.
A coordenadora do projeto, a geógrafa Lorena Dorigo, também destacou a relevância da prática: “As crianças e os profissionais precisam ter consciência e treinamento para agir de forma segura e eficiente em emergências”.