No dia 19 de agosto, o Brasil lembrou o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, data que evoca memória, resistência e reivindicação. Em Belford Roxo, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) dá um passo à frente com a Semana da Dignidade – Inclusão e Respeito aos Direitos da População em Situação de Rua, uma programação que vai além do dia simbólico, abordando o tema com abordagem integral, acolhimento respeitoso e protagonismo. A programação vai até sexta-feira (22-08).
SEMANA DA DIGNIDADE
A programação da Semana da Dignidade, que começou no dia 18, busca, de forma criativa e inclusiva, reafirmar o compromisso da gestão com a cidadania plena das pessoas em situação de rua. Ao longo da semana, a Semasc promove rodas de escuta, reflexões jurídicas, autocuidado, sensibilização cultural e acolhimento psicossocial. Tudo isso reforça a ideia de que respeito, cultura, diálogo e bem-estar são partes fundamentais da reinserção social e da dignidade.
SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
“A Assistência Social é uma política pública prevista na Constituição Federal, onde o cidadão tem seus direitos que garantem autonomia e a cidadania às pessoas em situação de vulnerabilidade… O que fazemos não é favor, é obrigação. Obrigação de atender, acolher e encaminhar de acordo com as necessidades”, disse Diogo Bastos, secretário de assistência social e cidadania.
Mais do que oferecer serviços pontuais, a Semana da Dignidade tem o objetivo de reforçar que a população em situação de rua tem direitos, histórias e potencial de transformação. A Semasc aposta em uma abordagem intersetorial, envolvendo as áreas de saúde, cultura, cidadania e assistência social.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
21 de agosto (quinta-feira) – Saúde do Corpo
- 10h30: Atividade com o CNR; e
- 14h: Corte de cabelo gratuito.
22 de agosto (sexta-feira) – Encerramento
- 10h30: Atividade com o CAPS AD. Encerramento oficial da semana.