Instalação de 93 bombas vai beneficiar mais de meio milhão de moradores de oito cidades
Por muito tempo, a manicure Andressa da Costa, 43 anos, conviveu com a incerteza de abrir a torneira e não saber se teria água. Moradora de Nova Iguaçu há mais de 15 anos, ela dependia de um poço artesiano, sempre com receio da qualidade. Agora, sua vida e a de milhares de famílias da Baixada Fluminense estão mudando com a instalação de 93 bombas, que vão reforçar o abastecimento de mais de 515 mil pessoas em oito municípios da região.
“A cor, o gosto, tudo deixava a gente insegura. Ficava com medo de beber a água e passar mal”, contou.
A transformação começou a ser sentida com a entrada em operação de uma nova Estação Elevatória de Água Tratada, na Estrada de Adrianópolis. O equipamento já leva água de qualidade às torneiras de cerca de 2,1 mil moradores dos bairros Santa Rita e Corumbá, em Nova Iguaçu.
Entre as cidades beneficiadas estão Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Queimados, Nilópolis e Japeri, além da própria Nova Iguaçu. A expectativa é que, até o fim deste ano, as melhorias alcancem áreas antes marcadas pela baixa pressão e pela intermitência no fornecimento.
Foi o que aconteceu com Paulo César dos Santos, morador de Vila Tiradentes, em São João de Meriti, que passou a contar com água todos os dias após a chegada de uma das novas bombas.
“Houve uma época que aqui era ‘brabo’, chegamos a ficar até uma semana sem água. Agora, não. Com a instalação da bomba, a situação melhorou muito, chega água todos os dias. É, sem dúvidas, motivo para muita felicidade porque água é tudo”, comemorou.
Esses equipamentos, que começaram a ser implantados no ano passado, funcionam aumentando a pressão da água nas tubulações, permitindo que ela alcance pontos mais altos e distantes do sistema de distribuição.
“Com a instalação dessas bombas, conseguimos ampliar o alcance do abastecimento, garantindo que a água chegue com força e regularidade até os pontos mais elevados. É uma resposta direta a uma demanda antiga das comunidades e um avanço importante para promover dignidade e mais segurança no dia a dia das famílias”, explicou Pablo Fernandez, gerente operacional da Águas do Rio.