BAIXADA FLUMINENSE GANHA REFORÇO HISTÓRICO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de ago. de 2025

BAIXADA FLUMINENSE GANHA REFORÇO HISTÓRICO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Instalação de 93 bombas vai beneficiar mais de meio milhão de moradores de oito cidades


Por muito tempo, a manicure Andressa da Costa, 43 anos, conviveu com a incerteza de abrir a torneira e não saber se teria água. Moradora de Nova Iguaçu há mais de 15 anos, ela dependia de um poço artesiano, sempre com receio da qualidade. Agora, sua vida e a de milhares de famílias da Baixada Fluminense estão mudando com a instalação de 93 bombas, que vão reforçar o abastecimento de mais de 515 mil pessoas em oito municípios da região.

“A cor, o gosto, tudo deixava a gente insegura. Ficava com medo de beber a água e passar mal”, contou.


A transformação começou a ser sentida com a entrada em operação de uma nova Estação Elevatória de Água Tratada, na Estrada de Adrianópolis. O equipamento já leva água de qualidade às torneiras de cerca de 2,1 mil moradores dos bairros Santa Rita e Corumbá, em Nova Iguaçu.

Entre as cidades beneficiadas estão Duque de Caxias, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Queimados, Nilópolis e Japeri, além da própria Nova Iguaçu. A expectativa é que, até o fim deste ano, as melhorias alcancem áreas antes marcadas pela baixa pressão e pela intermitência no fornecimento.


Foi o que aconteceu com Paulo César dos Santos, morador de Vila Tiradentes, em São João de Meriti, que passou a contar com água todos os dias após a chegada de uma das novas bombas.

“Houve uma época que aqui era ‘brabo’, chegamos a ficar até uma semana sem água. Agora, não. Com a instalação da bomba, a situação melhorou muito, chega água todos os dias. É, sem dúvidas, motivo para muita felicidade porque água é tudo”, comemorou.


Esses equipamentos, que começaram a ser implantados no ano passado, funcionam aumentando a pressão da água nas tubulações, permitindo que ela alcance pontos mais altos e distantes do sistema de distribuição.

“Com a instalação dessas bombas, conseguimos ampliar o alcance do abastecimento, garantindo que a água chegue com força e regularidade até os pontos mais elevados. É uma resposta direta a uma demanda antiga das comunidades e um avanço importante para promover dignidade e mais segurança no dia a dia das famílias”, explicou Pablo Fernandez, gerente operacional da Águas do Rio.