Por Almeida dos Santos
Nesta semana, especificamente no dia 3, faleceu um dos nomes mais respeitados do movimento literário da nossa terra, a poeta Lírian Tabosa, aos 93 anos. Pessoa que se notabilizou por sua dedicação à literatura, em especial a poesia, Lírian nasceu em Limoeiro do Norte, no Ceará, mas se estabeleceu em Nova Iguaçu e, por décadas, participou dos principais movimentos literários no Município.
Tabosa, que chegou a ser enredo de uma agremiação carnavalesca local, tal qual o seu envolvimento com as artes, tinha no currículo uma militância política que caracterizava a sua personalidade forte e o seu empoderamento, evidente também na sua inquietude em busca de justiça social.
Lírian, cuja estatura física era pequena, não é vista senão como uma das maiores no movimento literário marcante nas últimas décadas em Nova Iguaçu. Salve, Lírian Tabosa!
Dia D
Neste domingo, dia 6, filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) participam do primeiro turno do processo que escolherá os novos presidentes dos diretórios da legenda. Em Nova Iguaçu a disputa é uma das mais acirradas e apostar quem levará vantagem é difícil.
Flagrante!
É flagrante o estacionamento irregular que acontece na Av. Nilo Peçanha, especificamente na calçada do Alpha Import Auto Peças. Ninguém é contra os carros estacionarem e que as lojas possam vender seus produtos. Mas quando os estacionamentos ferem o direito da passagem de pessoas com mobilidade reduzida, isso fere a sociedade.
Só observando
Rogerio Lisboa, ex-prefeito de Nova Iguaçu que deixou o governo elegendo o sucessor e com um alto índice de aprovação do eleitorado, ainda não fez declaração sobre qual cargo disputará nas eleições de 2026. Sabe-se, conforme dizem nas rodas políticas, que ele não quer deixar de fazer política fora do Estado, o que se presume que pode vir a candidato estadual ou tentar algum espaço para compor uma chapa majoritária.
Em breve
Em breve será publicado um material com uma minibiografia de Ignacio Antonio de Souza Amaral, mais conhecido como Barão do Guandu. Como se sabe, a Vila de Iguassu foi criada em 15 de janeiro de 1833, mas foi no dia 29 de julho de 1833 que Ignacio se tornou o primeiro governante, antecedendo Francisco José Soares, mais conhecido como Comendador Soares. Junto com Barão do Guandu outros personagens da época terão suas histórias contadas no livro que brevemente escreverei.