Por Almeida dos Santos
A Praça Rui Barbosa, no centro de Nova Iguaçu, na noite da última quinta-feira, dia 17, viveu um momento marcante com um evento que chamava atenção de quem passava pela localidade. E nada mais justo! Poetas se reuniam para homenagear a poeta Lírian Tabosa, que faleceu recentemente aos 93 anos.
Sarau magnífico II
A realização do sarau ficou por conta do sebo Ponte Literária, cujo trio Eudes, Cátia e Janaína são os responsáveis pela manutenção da banca na Feira do Livro instalada na praça. E participando dando suporte ao evento, poetas como Moduan Matus, Sil Lis, Luiz Coelho Medina, Idicampos, Ivone Landim, Á.t.o.m.o, Liza Castro, entre outros tantos talentosos poetas que fizeram questão de prestigiar o evento.
Sarau magnifico III
As praças sempre serviram de espaços para a socialização. Agora, uma praça na Grécia antiga, servia de espaço para a transmissão de conhecimento através da arte. Neste sentido, o evento realizado pelo sebo Ponte Literária, foi e sempre será a valorização do espaço público não com o alimento para a alma, já que nas praças o que mais vemos são os alimentos – engordurados – do corpo.
Como política pública
Não é ousadia, tampouco crítica, dizer que o evento literário que aconteceu na Praça Rui Barbosa foi uma demonstração inquestionável de que quando a arte ocupa o espaço público, com o apoio do governo, como aconteceu com o sarau organizado pelo sebo Ponte Literária e que contou com apoio de edital cultural, o sentimento de presença do poder público é indiscutivelmente maior. Diga-se de passagem, isso só contribuiu para mostrar que nos grandes centros urbanos não se produz apenas violência e ganância comercial, mas também poesia.
Disputa mais acirrada
A disputa eleitoral de 2026 deverá provocar uma nova geografia política na cidade. Só após os resultados da disputa para deputados, governador, senadores e presidente é que entra em cena o processo de disputa eleitoral com os grupos já estabelecidos. É neste momento que as atenções para a sucessão municipal mudarão e a própria Câmara deverá adotar um novo posicionamento político. Escrevo isso fruto de uma observação. As eleições de 2028, desde já, se mostram muito diferentes das eleições de 2024. O ano de 2028 terá mais acirramento. Podem apostar.