TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

14 de jul. de 2025

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Visitas ilustres


Esta semana, o presidente da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), Miguel Ribeiro, recebeu a visita de Luiz Marcelo Lubanco e Leonardo Lubanco, respectivamente, filho e neto do ex-prefeito João Batista Barreto Lubanco, autor da criação da Fenig em 28 de novembro de 1975. As visitas que Miguel Ribeiro vem recebendo fazem parte dos preparativos para às celebrações do jubileu de ouro do órgão. (Foto: Isabella Barreto)

Disputa no PT iguaçuano


Dia 27 de julho, os filiados ao Partido dos Trabalhadores (diretório Nova Iguaçu), voltarão às urnas para escolherem, em 2º turno, quem presidirá a legenda na cidade. A disputa está divida entre dois nomes que irão para o confronto direto. No primeiro turno, Anderson Ávila (foto), mais conhecido como Batata, obteve cerca de 40% dos votos; enquanto Raphael Ruvenal atingiu 35,5%. Considerando que a terceira colocada não estará na disputa, os 15,5% obtidos por Erika de Souza, fazem um diferencial imenso neste segundo turno.

Disputa no PT iguaçuano II


Olhando o percentual de votos entre os candidatos, não se pode dizer que há um “pule de dez”. Tanto Batata quanto Raphael Ruvenal (foto) estão no jogo e podem atrair novos apoios, em especial dos militantes do partido e não só dos candidatos que perderam no primeiro turno da disputa. Batata já presidiu o PT por um período e Ruvenal concorre pela primeira vez. Esse é um fator que deve ser considerado, afinal, quando um partido tem 15 candidatos à presidência do seu diretório municipal, dizer que segundo turno está traçado é desconsiderar para onde migram os votos dos simpatizantes das outras candidaturas.

Jacaré, ainda, nada...


Clébio Jacaré, que foi candidato a deputado federal em 2022 e depois disputou à Prefeitura de Nova Iguaçu em 2024 – ambos os pleitos sem vitória eleitoral –, parece animado para a terceira disputa da sua vida em 2026. Quem olha as redes sociais do moço vê que ele não desistiu do sonho de um mandato. Mas, por enquanto, as ruas ainda não estão com tantos carros verdes.

192 anos
Dia 29 deste mês, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu completa nada menos que 192 anos de instalação. Antonio Ignacio de Souza Amaral foi o primeiro presidente que, posteriormente, recebeu o título de Barão do Guandu. Uma data importante para a memória do Poder Legislativo e, consequentemente, para a cidade.