GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE NILÓPOLIS COMEMORA PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

14 de jul. de 2025

GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE NILÓPOLIS COMEMORA PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

A política salarial foi anunciada na sessão comemorativa 
dos 23 anos de criação da GCM na Câmara Municipal de Nilópolis

(Fotos: Mateus Carvalho)

Os 116 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Nilópolis e os 15 profissionais em treinamento no Curso de Formação que se preparam para se integrar ao grupo, foram descobertos na sessão que comemorou os 23 anos de criação da GCM na cidade: o secretário municipal de Segurança, coronel Francisco Dambrósio, anunciou que o prefeito Abraãozinho David vai em 2026 o Plano de Cargas e Salários da categoria.

A política salarial da categoria foi recebida com entusiasmo pelo público que lotou o plenário da Câmara Municipal de Nilópolis para a audiência festiva na última sexta-feira (11). Francisco Dambrósio agradeceu ao prefeito por estar à frente da massa e pelo respeito e carinho que o gestor municipal tem com a guarda municipal. Abraãozinho, que integrava a mesa ao lado de outras autoridades, enviou em resposta.


"Peço a vocês da Guarda Municipal que mantêm a mesma fibra, garra e determinação. Num primeiro momento, vocês deveriam zelar apenas pelo patrimônio público e agora cuidam por todos nós. Nossa integração com o governo estadual e com o governo federal é fundamental porque Nilópolis, assim como a maioria dos municípios, depende do apoio financeiro desses dois entes federativos", afirmou o gestor municipal, que tinha ao seu lado na mesa o vice-prefeito Alvinho.

Além dos três, compuseram à mesa o delegado titular da 57ª DP (Nilópolis), Marcos Santana, o gerente regional da Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROEIS), Diogo Frota, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Celso Theodoro. O subsecretário de Segurança, coronel Marco Aurélio de Oliveira, coordenou o cerimonial feito pelo locutor João Cláudio.


Representante dos alunos em treinamento no Curso de Formação da GCM, Alexandre Vieira contou que a turma se chamou Fox Alfa em homenagem ao falecido ex-prefeito Farid Abraão. Em seguida, agradeço a todos os presentes e salientei: “é a primeira vez que uma turma em capacitação para a Guarda Civil Municipal cumpre as 476 horas de aula, como determina a lei”.

O coronel Marco Aurélio compareceu e destacou a importância da parceria com o mestre de caratê Gessé Cintra, diretor da Casa da Luta Nilopolitana, que ofereceu aulas de artes marciais ao grupo. A faixa preta foi a precursora desta modalidade de luta na Baixada Fluminense e já treinou policiais militares no Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP), em Sulacap, entre outros.


As autoridades se revezaram na entrega de diplomas comemorativos a dez homenageados da Polícia Civil lotados na 57ª DP, sete policiais do 20º Batalhão (Mesquita), 11 lotados no Programa Nilópolis Presente e 12 integrantes da Guarda Civil Municipal. Um agente municipal, Flávio Domingos, há 10 anos no setor operacional, foi acompanhado do sobrinho e afilhado Arthur Santos, que vestia uma camiseta preta do GCM Nilópolis.

Eles tiraram fotos com o coronel Dambrósio e Arthur, de 10 anos, que cursa a 5ª série no Centro Educacional Erica Rocha, na Chatuba de Nilópolis, expressou o desejo de entrar para o Corpo de Fuzileiros Navais, uma tropa de elite da Marinha do Brasil, especializada em operações terrestres e marítimas, ou integrar o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar.