PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE MERITI PARTICIPAM DE FORMAÇÃO DE PRÁTICAS VOLTADAS À ALFABETIZAÇÃO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

5 de jul. de 2025

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE MERITI PARTICIPAM DE FORMAÇÃO DE PRÁTICAS VOLTADAS À ALFABETIZAÇÃO

Atividade promovida pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada reuniu professores, gestores e coordenadores com uma trilha formativa para fortalecer a alfabetização

(Fotos: Vitor Zanfagnini)

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Educação, participou de uma formação intensiva sobre alfabetização voltada aos profissionais da rede pública de ensino, no auditório do Hotel Windsor Flórida. A iniciativa integra as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada RJ, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação e com a Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com os 92 municípios fluminense.

Durante quatro dias de atividades formativas, os profissionais tiveram a oportunidade de fortalecer suas práticas pedagógicas com foco na alfabetização de todas as crianças até o 2º ano do ensino fundamental. O encontro contou com momentos de escuta qualificada, construção coletiva e reflexões importantes sobre os desafios e as possibilidades de garantir o direito de aprender a cada criança meritiense.


As formações foram organizadas em cinco trilhas, direcionadas a diferentes públicos da rede municipal: professores do 1º e 2º ano, professores do 3º ao 5º ano, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria de Educação.

A secretária municipal de Educação, Eneila Lucas, destacou a importância do treinamento. "Acreditamos que investir na formação continuada é um dos caminhos mais eficazes para melhorar a qualidade do ensino. Queremos crianças alfabetizadas, letradas e compreendendo todo esse universo. Com qualidade e equidade, vamos trabalhar para melhorar os índices”, explicou Eneila.

As gestoras da Escola Municipal Amélia Barbosa de Moura, Cíntia Souza, e da Escola Municipal Armando de Oliveira, Janaína Firmino, participaram da trilha voltada para a área. "Essa formação permitiu ampliar os nossos olhares. Saímos daqui com novas estratégias para motivar os alunos nos avanços da leitura e escrita”, contou Cíntia. “Esse espaço de escuta e partilha é muito rico. O diálogo entre teoria e prática que vivenciamos aqui faz toda a diferença no nosso trabalho nas unidades de ensino”, acrescentou Janaína.