O Country Club de Belford Roxo recebeu, na sexta-feira (4), o segundo dia e o encerramento da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Belford Roxo, que foi marcado pela apresentação dos 12 delegados (seis titulares e seis suplentes) representantes para 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para o mês de agosto. Cinco eixos de debates com temas e propostas que serão apresentadas no documento final da conferência foram debatidos pelos participantes. O evento, que contou com a participação diária de cerca de mil pessoas, foi uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, com apoio e produção da Secretaria Municipal de Comunicação Social.
AO PÉ DA LETRA
O segundo dia teve o pontapé inicial com a saudação aos participantes do secretário municipal de Assistência Social, Diogo Bastos, que recebeu no palco a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Letícia Guimarães; os secretários municipais de Agricultura e Turismo e Eventos, Adriano de Oliveira Nascimento e Fabinho de Heliópolis; além do secretário de Assistência Social de Areal, George Silva; e a subsecretária de Assistência Social de Aperibé, Sônia Lopes.
“Quando o prefeito Márcio Canella me convidou para assumir a Assistência Social ele falou que era para tudo que estivesse parado era pra voltar a funcionar. E eu estou seguindo ao pé da letra. Deixo aqui uma mensagem de gratidão a cada funcionário integrante da Secretaria de Assistência Social, o meu muito obrigado por terem entendido a importância de entregar essa Conferência Municipal”, afirmou Diogo Bastos, agradecendo também as instituições presentes, aos usuários dos equipamentos sociais, autoridades e participantes das diversas áreas do Serviço Social do município e de cidades convidadas.
AGRADECIMENTO ESPECIAL
O prefeito Márcio Canella (União Brasil) e a vice Mariana Malta (União), além do secretário municipal de Comunicação Social, Marcos Paulo Ribeiro Lopes, foram merecedores de agradecimentos e homenagens especiais do secretário Diogo Bastos para que a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social acontecesse em Belford Roxo. “Estamos conseguindo realizar essa Conferência Municipal, primeiro pelo apoio do prefeito Márcio Canella e da vice Mariana Malta, e se não fosse também o apoio e atenção na parte estrutural do secretário Marcos Paulo (Comunicação Social), não conseguiríamos fazer essa conferência. Quero agradecer ao secretário de Comunicação Social por esse grande evento”, ressaltou Diogo Bastos.
APRESENTAÇÃO CULTURAL
A abertura contou ainda com a apresentação cultural da Oficina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) das idosas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro. As participantes emocionaram a todos com o coral através da música “É Preciso Saber Viver”, cantada pelo grupo Titãs. A escola de samba Inocentes de Belford Roxo abrilhantou o seminário.
EIXOS EM DEBATES
Os participantes foram divididos em grupos para debaterem e apresentarem propostas dentro dos cinco eixos apresentados na Conferência Municipal.
- Eixo 1 - Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades – Silvestre Brandão/Marcia Melo;
- Eixo 2 - Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional – Rayenne Ramos/Jovana;
- Eixo 3 - Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – Francinete do Carmo/Pâmela;
- Eixo 4 - Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: Fortalecendo a participação social no SUAS - Cristiane Viana/Valéria (CONSEA); e
- Eixo 5 - Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS – Cristiane Tardelli/Gisele.
Na parte da tarde, aconteceu a escolha das deliberações finais e apresentação das moções; articulação dos Representantes governamentais e sociedade civil para escolha dos delegados para a etapa Estadual.