A Fundação de Desenvolvimento Social de Belford Roxo (Funbel) foi palco, na manhã desta terça-feira (15), da comemoração do Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O evento reuniu representantes do poder público, profissionais dedicados à causa infanto-juvenil e moradores da cidade, reforçando o compromisso coletivo com os direitos das crianças e adolescentes.
O encontro contou com a presença significativa de autoridades locais. O Conselho Tutelar esteve representado pelos conselheiros Diego Rodrigues e Martha Terto, figuras fundamentais na garantia dos direitos previstos no ECA. A psicóloga Cristiane Correia e a assistente social Juliana Cirilo, profissionais que atuam na linha de frente do atendimento, também marcaram presença, destacando a importância do trabalho multidisciplinar.
CONHECIMENTO E REFLEXÃO EM PAUTA
O evento foi além das celebrações, promovendo palestras informativas que trouxeram profundidade e reflexão sobre os desafios e avanços na área. A plateia formada por moradores e profissionais pôde acompanhar as explicações da psicóloga Andrea Fonseca, os assistentes sociais Luciano Jorge e Douglas André e Fabiano Felício, vice-presidente da Funbel e representante do corpo jurídico da instituição, completaram o trio de palestrantes. Fabiano Felício trouxe, em especial, uma perspectiva jurídica e os mecanismos de garantia dos direitos assegurados pelo Estatuto.
COMPROMISSO TRADUZIDO EM AÇÃO
Ao encerrar o evento, a presidente da Funbel, Cristiane do Sobreira, expressou profundos agradecimentos a todos os presentes (palestrantes, autoridades, profissionais da rede de proteção) e, especialmente, aos moradores que se fizeram representar.
O presidente foi além dos agradecimentos e enalteceu a atuação do prefeito Márcio Canella, da vice-prefeita Mariana Malta e do chefe de gabinete Marcelo Canella, reforçando a importância do apoio do Executivo municipal para a efetivação das políticas públicas em prol da infância e juventude de Belford Roxo. "Aqui na Funbel, o ECA não é só lei. É ação, é cuidado diário e é compromisso inegociável com o futuro das nossas crianças e adolescentes", ressaltou Cristiane do Sobreira.