Estabelecimento não possuía notas fiscais de material comercializado
Um ferro-velho irregular que funcionava sem registro junto ao Detran RJ, às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foi interditado na quarta-feira (23), por agentes da "Operação Desmonte", força-tarefa coordenada pelo Detran RJ que visa fiscalizar o comércio irregular de sucatas e peças automotivas. Todo o material foi coletado e encaminhado para empresas de reciclagem.
Integram a "Operação Desmonte" agentes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual do Ambiente e Secretaria Estadual de Fazenda. Essa é a 58ª operação desde a criação da força-tarefa. Até o momento 122 ferros-velhos foram interditados.
O ferro-velho, além de não possuir cadastro junto ao departamento para operar vendendo peças automotivas usadas, não tinha notas fiscais do que era comercializado. As sucatas e peças eram jogadas ao chão, derramando óleo motor e resíduos tóxicos, o que caracterizava potencial risco ambiental. No terreno baldio, que mais parecia um cemitério de sucatas, havia pelo menos dependências para que os funcionários pudessem trabalhar de forma adequada.
O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, ressaltou a importância de fiscalizar para que os comerciantes trabalhem dentro da legalidade.