Por Almeida dos Santos
A agência do banco Santander localizada na Av. Nilo Peçanha, esquina com a Via Light, fechará às portas a partir do próximo dia 20. Inclusive já enviou um comunicado para os correntistas daquele banco. Muitos casos iguais a esse vêm se repetindo em Nova Iguaçu. Recentemente uma agência do banco Santander situada na Rua Otávio Tarquínio fechou às portas. Agora é a vez da maior agência do Santander no centro de Nova Iguaçu anunciar que também vai encerrar os serviços.
Transferência de função II
O autoatendimento em aplicativos bancários vem crescendo. Era para melhorar a qualidade no atendimento presencial aos clientes. Mas o que está acontecendo é que quanto mais a responsabilidade está ficando por conta dos clientes, mais agências fecham suas portas, os custos não diminuem e são os clientes que continuam pagando valores altíssimos pelos próprios serviços que eles executam. E assim os funcionários das agências, em parte, são demitidos ou remanejados enquanto os correntistas é que fazem o seu trabalho.
Transferência de função III
É bem provável que ao fechar a maior agência no centro de Nova Iguaçu, diminuirão os caixas eletrônicos disponíveis para o autoatendimento. E daí aumentará a busca por cliente a outras agências da cidade. Preciso dizer que isso vai aumentar as filas nas poucas agências que restaram em Nova Iguaçu?
Sobre o número de agências
A Câmara Municipal de Nova Iguaçu deveria fazer um estudo sobre essa situação das agências fechando e piorando a qualidade dos serviços oferecidos, inclusive, para os idosos que terão menos caixas eletrônicos para receberem suas aposentadorias ou pensões. Muitos desses idosos que usam os serviços de caixas eletrônicos com auxiliares dos bancos terão que procurar outras agências que ficarão cada vez mais cheias. Os idosos e pensionistas agora vão gastar mais tempo em outras unidades por causa dos serviços que eles precisam de auxílio.
Festa de Santo Antônio
Começou na última quarta-feira, dia 11, a tradicional Festa de Santo Antônio. Este é o maior evento festivo que, junto com a Festa de São Jorge, marca o calendário de celebrações populares e religiosas do Município. A Festa de Santo Antônio, pela memória afetiva de gerações e gerações, é conhecida como a “Festa do Vai e Vem” ou “Festa da Cocada”. Esses e outros apelidos da festa mostram o “marketing” mais popular que se consolidou na memória da população ao longo de décadas e décadas. Ainda hoje, você escuta as pessoas carinhosamente a chamando de “Festa da Cocada”.
Dois em um
Seja em chapa majoritária ou proporcional, o nome do ex-prefeito Rogerio Lisboa será diretamente submetido à apreciação do eleitorado ano que vem. Em que pese a grande popularidade que Lisboa deixou a Prefeitura, o seu forte vínculo com o atual governo, sua candidatura será uma espécie de “spoiler” da própria imagem de Dudu. Repito: em que pese à grandeza do ex-prefeito, na sua candidatura o eleitorado também falará um pouco sobre a imagem da gestão Dudu Reina. Para quem analisa a política, esses dados serão indicadores para serem percebidos como os primeiros dados da sucessão 2028. A imagem de Dudu está ligada diretamente à imagem de Lisboa e vice-versa. Então podemos dizer que a candidatura de Rogerio Lisboa é uma prévia da imagem de Dudu.