SECRETARIA DE SAÚDE FAZ CAPACITAÇÃO SOBRE HANSENÍASE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE - Correio da Lavoura

Últimas Notícias


5 de jun. de 2025

SECRETARIA DE SAÚDE FAZ CAPACITAÇÃO SOBRE HANSENÍASE COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

(Fotos: Jean Carlos)

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, nesta quinta-feira (5), na Sede do órgão, uma capacitação sobre hanseníase para 80 agentes comunitários de saúde, que trabalham fazendo visitas domiciliares. O município conta atualmente com 70 pessoas fazendo tratamento contra a doença.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle de Hanseníase, a médica Marinea de Souza Moreira, explicou que a hanseníase é uma doença infectocontagiosa e tem cura com tratamento. "O tratamento, feito pelo SUS, dura entre seis meses e um ano. "Já teve época em que registramos quase 300 casos de hanseníase. Com um trabalho centrado, conseguimos reduzir esse número para 70”, acentuou Marinea, destacando que o evento teve a parceria da Superintendência de Agentes Comunitários de Saúde.

CASOS SUSPEITOS


Marinea de Souza acentuou ainda que é fundamental que o agente comunitário de saúde, durante uma visita à residência, consiga identificar os casos suspeitos de hanseníase, além de investigar os casos assintomáticos para tratamento preventivo.

No município, cinco locais são adequados para o tratamento da hanseníase. São Seles: Policlínica Neuza Brizola; Policlínica Heliópolis; Estratégia de Saúde da Família Zé do Trenzinho; Unidade de Saúde da Família Edir Gandra; Estratégia de Saúde da Família Parque Esperança; e Centro de Atendimento e Controle Epidemiológico (Cace Santa Maria).

COMO SE TRANSMITE A HANSENÍASE?

A hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que se transmite por contato prolongado com pessoas infectadas, principalmente através das vias aéreas. Uma doença que afeta a pele e os nervos periféricos, podendo causar lesões e perda de sensibilidade. A transmissão ocorre através de gotículas de saliva e secreções nasais de pessoas infectadas que ainda não estão em tratamento.

A doença é transmitida por meio do contato com secreções das vias aéreas superiores (tosse, espirro) de pacientes sem tratamento. A hanseníase não é transmitida por toque.

CONSEQUÊNCIAS DA DOENÇA

A hanseníase, se não tratada precocemente, pode levar a graves consequências, incluindo perda de sensibilidade, lesões musculares, deformações, lesões desfigurantes e reações inflamatórias. O tratamento adequado e a prevenção de complicações são essenciais para minimizar os impactos da doença. A hanseníase atinge os nervos periféricos, causando perda de sensibilidade à dor, calor, frio e toque. Essa perda de sensibilidade pode levar a lesões e infecções, principalmente nas mãos e pés, devido à dificuldade em sentir queimaduras, cortes e outras lesões.

Durante o evento, os agentes comunitários de saúde também esclareceram dúvidas sobre o preenchimento do cadastro para o planejamento das ações.