![]() |
(Fotos: Erick Amaral) |
A Secretaria de Saúde de Belford Roxo promoveu, na quinta-feira (15), o Curso de Capacitação para os Administradores das Unidades de Saúde. O evento foi realizado no Anfiteatro da Universidade Uniabeu, no Centro. Durante toda manhã, os administradores receberam capacitação através de palestras organizadas pela Divisão de Educação em Saúde.
FLUXO DO RH
O secretário executivo e Gestor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, Paulo Serafim de Lima, palestrou sobre o Fluxo do RH, destacando a importância de um bom funcionamento da relação das unidades com o RH, preparando e tirando dúvidas dos gestores para lidar com desafios e implementar as melhores práticas na gestão da saúde, enquanto o RH garante que os profissionais estejam qualificados. A melhor forma no preenchimentos das folhas de pontos, frequência e AINs (Atestado de Vida para o INSS), estiveram entre os principais pontos abordados.
HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO
O enfermeiro Fábio Luís Francisco abordou os temas Humanização e Acolhimento, com a ideia de aprimoramento do atendimento e gestão, promovendo um ambiente mais acolhedor e humano para pacientes e profissionais. Ressaltando a importância do gestor da unidade ter a compreensão da humanização como uma postura ética que valoriza o ser humano como um todo, considerando suas necessidades físicas, emocionais e sociais. A importância da comunicação clara e empática entre profissionais e pacientes. “Humanizar é compreender cada pessoa em sua subjetividade e, dessa forma, propiciar meios para que se torne viável o exercício da autonomia”, destacou o enfermeiro.
Sobre o acolhimento, a compreensão do acolhimento como uma prática que visa receber o paciente com respeito, atenção e cuidado, desde o primeiro contato até a alta.
QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE
O último tema abordado foi, a Qualidade e a Segurança do Paciente, com os enfermeiros especialistas Fabiano de Oliveira e Rosangela Aparecida Viana. Foram destacados os diversos benefícios que os gestores podem passar para os pacientes, como, qualidade dos cuidados, redução de riscos, aumento da satisfação dos pacientes e a melhora na reputação das unidades de saúde do município, entre outros assuntos.
APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
Ao término do evento, houve apresentação das propostas pós-capacitação, que teve o comando dos coordenadores da Divisão de Educação em Saúde, do Gestor Executivo João Batista Marques e Márcia Cristina Tenório Freire, fisioterapeuta especialista em Gestão da Clínica nas Redes Metropolitanas de Atenção à Saúde. "Essa foi uma manhã muito produtiva para os administradores das unidades, agregando conhecimento com palestras importantes para o desenvolvimento das rotinas das unidades de saúde, com temas importantes e dúvidas que foram tiradas", destacou João Batista Marques.