EXPOSIÇÃO "A BELEZA DO CUIDADO" ESTÁ EM CARTAZ NA GALERIA DE ARTES FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias


15 de mai. de 2025

EXPOSIÇÃO "A BELEZA DO CUIDADO" ESTÁ EM CARTAZ NA GALERIA DE ARTES FENIG

A artista plástica Terezinha J. Maciel

A exposição “A beleza do cuidado” entrou em cartaz na Galeria de Artes Fenig, nesta quarta-feira (14). As obras de 10 artistas do Ateliê Terezinha J. Maciel estarão em destaque até o dia 24 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30, no espaço cultural que fica na Rua Governador Portela, 812, segundo andar, no centro de Nova Iguaçu. A exposição é uma ação da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é gratuita.

“A feminilidade surge através das imagens, com atributos diversos, como a beleza e as formas generosas e maternais”, define a artista plástica e orientadora do ateliê, Terezinha J. Maciel. Ela não se define como uma professora de artes, mas como alguém que ama a arte e ensina a técnica da pintura a óleo em tela. Nessa exposição, além de duas obras de Terezinha, estão sendo apresentadas obras de Ana Frigo, Ângela M. Tregue Costa, Elaine Rosa, Elísio Crespo, Cristina Almeida, João M. Miguel, Roseane Santana Peixoto, Sandra Duarte e Sandra Marçal.


"A Galeria de Artes Fenig é um espaço que mostra a potência das artes visuais em Nova Iguaçu. Desde 2019 já realizamos 32 exposições prestigiando os artistas locais", destaca o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

“O Ateliê Terezinha J. Maciel começou em 2017, no centro comercial Iguaçu Center e é o resultado de uma alquimia entre o gosto pela arte e a necessidade de se expressar, onde há respeito ao limite individual e ao tempo, ministrando técnicas e teorias concernentes à arte”, afirma Terezinha, que aprendeu artes plásticas de maneira autodidata e aprimorou seus conhecimentos com grandes artistas como Rosa Keiko e a comendadora de artes Eny Varela. Ela conquistou diversas premiações, entre elas, a medalha de ouro comemorativa aos 200 anos da Independência do Brasil (Marinha do Brasil), e uma homenagem especial da Sociedade Brasileira de Belas Artes.


“Eu estudei contabilidade, trabalhei muito tempo no setor. A arte ajuda na formação do caráter e na convivência. Desde pequena, aos 7 anos, já gostava de bordar. Faço pintura em porcelana, em vidro, madeira e mais um monte de coisas”, destaca.

“Meus alunos são como uma família. Aqui pintamos juntos, rimos juntos, choramos juntos, sempre dando apoio um ao outro. O que me inspirou a ensinar pintura foi o amor à arte. Eu não consigo tirar a arte da minha vida. Eu me dedico a cada aluno. Nossa turma tem aprendizes na faixa dos 50 e até com mais de 80 anos”, diz Terezinha.


"Os artistas que mais me inspiram são Da Vinci, Monet, Bellini, Manet, Degas e Johannes Vermeer. Eu aprendi a trabalhar com o azul com o Vermeer”, afirma a artista que considera gratificante ver a evolução dos alunos, desde aprender a segurar um pincel até misturar as cores e conhecer os conceitos de perspectiva. “Ver a alegria deles quando o trabalho está pronto, não tem preço”, finaliza.