A artista plástica Bruna Singui, de 40 anos, foi buscar inspiração na simbologia cultural de Nova Iguaçu para expressar a sua arte na exposição “Era uma vez uma Iguaçu Laranja”, que será aberta nesta quarta-feira (16), das 9 às 16h30, e ficará em cartaz de segunda a sexta-feira (exceto feriados), até o dia 13 de maio, na Galeria de Artes Fenig, na Rua Governador Portela, 812, 2º andar, no centro de Nova Iguaçu. A mostra gratuita é uma ação da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
“Comecei a me aventurar no mundo das artes na faculdade de Belas Artes. Ao longo dos anos fui me envolvendo por conta dos estágios em galerias e museus. Descobri em mim um lado que eu pouco conhecia, criativo e habilidoso, além do prazer e bem-estar que as artes plásticas me proporcionam”, conta Bruna, uma carioca que mora em Nova Iguaçu desde os 4 anos de idade.
Para ela, expor em Nova Iguaçu é um orgulho, um privilégio. “Poder apresentar às pessoas a história e a importância da cidade para o público através das minhas criações é gratificante. Além do reconhecimento do meu trabalho, da minha arte, pelas pessoas que aqui vivem”, destaca Bruna Singui.
A exposição da artista apresenta uma série de quadros, utilizando técnicas mistas e materiais diversos, onde a cor laranja se destaca como um elemento de conexão com a história de Nova Iguaçu. A série explora a rica trajetória da citricultura no Município e sua influência no desenvolvimento da cidade, destacando símbolos culturais e celebrando a identidade única da comunidade. A exposição contribui para a preservação da cultura local, ressaltando elementos históricos significativos e promovendo a valorização do patrimônio cultural da região.
Bruna Singui é educadora, artista plástica e produtora. Formada pela Escola de Belas Artes da UFRJ, em Educação Artística, atuante no meio cultural desde 2006, como monitora de exposições e oficinas no SESC, profissional de caracterização na Rede Globo, professora de artes da rede pública e privada de educação em Nova Iguaçu, produtora de eventos, entre eles lançamentos de livros, pioneira na projeção de vídeo mapping na cidade “Nova Iguaçu: a Mãe da Baixada Fluminense em Julho/2024”, além de artista plástica e curadora da exposição “Era uma vez uma Iguaçu laranja” e participante ativa na valorização da cultura no Município.
A Galeria de Artes Fenig é um espaço cultural dedicado às artes visuais da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), órgão da Prefeitura de Nova Iguaçu. A Fenig já abriu as comemorações dos seus 50 anos. Fundada em janeiro de 1976, a instituição dedicada à realização e fomento de programas e ações nas áreas de Educação e Cultura no Município, a Fenig já realizou, na Galeria de Artes, 31 exposições desde a inauguração do espaço para as artes visuais em novembro de 2019. Todas as exposições tiveram como destaque artistas locais com atividade cultural na cidade de Nova Iguaçu.