CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU SEDIA AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de fev. de 2025

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU SEDIA AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE

Dr. Robertinho (presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Nova Iguaçu)

A subsecretária de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Oliveira, apresentou dados positivos na audiência pública realizada pela Câmara de Nova Iguaçu na última quarta-feira (26), para a prestação de contas da pasta relativa ao último quadrimestre de 2024. Além do aumento na cobertura do atendimento na Saúde da Família, de 43,21% para 61,52%, houve aumento da produção ambulatorial em quase R$ 1.5 bilhão e, aumento da cobertura de saúde bucal, passando de 27% para 31,92% nos equipamentos de saúde do Município.

“A Comissão de Saúde da Câmara, pela primeira vez é formada por três médicos: eu, como presidente; Dr. Marcio Guerreiro, vice; e o Dr. Manoel Barreto, como membro; tem o prazer de apresentar estes números que significam um olhar cada vez mais preocupado com a saúde dos munícipes. Estamos avançando”, afirmou o vereador Dr. Robertinho.

Dr. Manoel Barreto, Dr. Marcio Guerreiro, Dr. Robertinho (presidente da
Comissão de Saúde da CMNI), Dr. Luiz Carlos Nobre Cavalcante (secretário municipal de Saúde) e
Eliane Oliveira (subsecretária de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde)  

Dr. Manoel Barreto lembrou que Nova Iguaçu atende uma população de 4 milhões de habitantes. “Todos os moradores da Baixada Fluminense correm para Nova Iguaçu quando precisam de atendimento na área da saúde”, disse. 

O Dr. Marcio Guerreiro falou sobra a importância da população participar da audiência pública. “Esta Casa realiza estes encontros não só pela obrigatoriedade da prestação de contas, mas também para que sirva de canal de comunicação com os iguaçuanos”.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Carlos Nobre Cavalcante, lembrou que a Secretaria tem feito todos os esforços para que o melhor seja oferecido em toda a rede municipal. “Para que vocês tenham uma ideia, só a UPA de Cabuçu realiza 15 mil atendimentos por mês. Nosso olhar está sempre voltado para o Hospital da Posse e para a Maternidade Mariana Bulhões. No local onde antes funcionava o Mariana Bulhões, no bairro da Posse, iremos construir um hospital para cirurgias eletivas. Já em Cabuçu, um hospital de retaguarda será erguido para desafogar o Hospital da Posse".

Os vereadores Claudio Haja Luz e Mauricio Morais participaram da audiência. Valéria Boechat (superintendente administrativa da Secretaria de Saúde), acompanhou o secretário Luiz Carlos Nobre Cavalcante. Os membros do Conselho Municipal de Saúde também estiveram presentes.