Por Almeida dos Santos
Aos mais próximos, desde quando tomou posse como presidente da Câmara, Dudu Reina dizia que não seria candidato à reeleição. Faço, agora, um curto depoimento: a primeira vez que conversei por mais tempo com Dudu Reina foi em dezembro de 2021. A conversa durou horas. Falamos de política, mas 2024 ainda estava distante. Mesmo assim, naquele dia, Dudu sinalizava que não viria à reeleição como vereador. Achei estranho, pois estava no seu primeiro ano. Hoje vejo que sua determinação colaborou para sua candidatura a prefeito eleito em 2025.
Secretaria da Mulher
Em sessão realizada no último dia 10, a Câmara aprovou mensagem do prefeito Rogerio Lisboa criando a Secretaria Municipal da Mulher, órgão que será comandado pela vice-prefeita eleita Dra. Roberta, esta que pode se empenhar em nomear algum aparelho público homenageando Carmelita Brasil Monteiro, a primeira vereadora do Estado do Rio e de Nova Iguaçu em 1947. Dudu Reina, como presidente da Câmara, é o autor da comenda com o nome de Carmelita e oferecida pelo Poder Legislativo às mulheres que se destacam em trabalhos na sociedade.
Lágrimas da gratidão
Na presença de seus pais Eduardo Oliveira e Leocádia Oliveira, Dudu Reina foi todo emoção na sua fala de despedida da Câmara, na sessão realizada no último dia 10. Chorou, é claro! Mas aquele choro com gosto de vitória.
Competência
Evandro Gonçalves, competente e elogiado chefe da Controladoria da Câmara de Nova Iguaçu, está cotadíssimo para integrar o secretariado e sua pasta seria referente à finanças. O moço já foi elogiado pelo futuro prefeito em público.
Presença
Dudu Reina é um prefeito que deixará uma marca forte na área cultural. Não se surpreendam se ele tiver na Casa de Cultura, um posto avançado até mesmo para receber autoridades. No entanto, a possibilidade de ter um gabinete externo às instalações da sede da Prefeitura, não significa que não teria o seu gabinete na sede do governo.
Amigos
O vereador Claudinho da Kombi ganhou um mimo do futuro prefeito. Em seu discurso na Câmara, Dudu Reina lembrou que ambos iniciaram na política juntos. Foi um mimo importante dado por quem vai assumir o Poder Executivo.
Pingo nos “is”
Na semana passada falei das idades dos prefeitos que tomarão posse nas cidades da Baixada Fluminense a partir de janeiro. Não citei Andrezinho Ceciliano (PT) por um equívoco. O moço tem 26 anos e com a experiência de ter sido eleito deputado estadual em 2022.