TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

19 de nov. de 2024

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Os 226 anos do Comendador Soares
No próximo dia 19, completam-se 226 anos do nascimento de uma figura muito celebrada em Nova Iguaçu, mesmo nascida na extinta Freguesia de Manhucellos, em Portugal. Comendador Francisco José Soares, chegou jovem de Portugal e participou do movimento que lutou para devolver ao povoado de Iguassú o status de “Villa”, criada em 15 de janeiro de 1833, com a instalação da Câmara em 29 de julho do mesmo ano, mas extinta em 1835 e restituída em 1836. Cabe ressaltar, no que pese o importantíssimo papel do Comendador neste processo de recategorização, com documentos existentes na Biblioteca Nacional, que mostram que houve um processo que envolveu muitas pessoas, inclusive há uma importantíssima representação que tramitou na Câmara dos Deputados feita pela Câmara da Villa de Iguassú, datada de 7 de julho de 1835, além de um abaixo-assinado. A devolução ao status de “Villa” envolveu muitas pessoas e o Comendador Soares é o que mais se destaca. A primeira passagem do Comendador na presidência da Câmara foi entre 1837 a 1843.

Tá difícil
Parece que a Av. Nilo Peçanha não aparece no mapa de ações da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana. A ocupação irregular nas calçadas é uma coisa assustadora e cria um sufoco danado para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. A Secretaria existe não apenas para olhar para os veículos. Precisa olhar para as pessoas também. É um desabafo! Não se quer que a Secretaria faça muito, mas garantir, ao menos, o direito das pessoas de andarem pelas calçadas.

Sobre a presidência
Uma coisa que mobiliza o olhar de quem acompanha a política, é de quem será o próximo presidente da Câmara. Acredito que ela será destinada a um vereador dos 10 que se reelegeram em 2024. É claro que o fator confiança é fundamental.

Efeméride
Sobre o Dia da Bandeira, que é celebrado em 19 de novembro, data em que a Bandeira do Brasil passou a ser adotada. Um pavilhão republicano brasileiro, a elaboração da bandeira contou com a participação de um filho e sobrinho de vereadores iguaçuanos. O artista Décio Rodrigues Villares.

Só para constar…
Nova Iguaçu é um território de grandes personalidades para o cenário nacional. Como disse, Décio Rodrigues Villares foi um dos participantes da bandeira republicana e filho e sobrinho de vereadores iguaçuanos. Já no Império, Marquês de Itanhaém foi tutor do imperador Pedro II, sucedendo José Bonifácio. Isso só para constar duas de muitas figuras de regimes governamentais diferentes.

Tombamentos
Tenho me debruçado sobre biografias de personalidades ligadas ao Município. O patrimônio que há de pessoas que tiveram vínculos ou viveram em Nova Iguaçu é enorme, mas não estão reunidos em uma única publicação. Criar uma lista dessas pessoas e das histórias desses lugares é fundamental para a memória da cidade. Nova Iguaçu, como Município mãe da Baixada, tem no seu potencial natural e histórico um capital enorme para o fomento do turismo. Tanto a Fenig, que é uma Fundação, quanto a Secretaria de Turismo, deveriam investir mais nesse campo. Falta para a cidade uma Lei de Tombamento Material e Imaterial. Uma vez acontecendo, poderemos mostrar o nosso rico material para o orgulho do iguaçuano e para o seu sentimento de pertencimento.