Leonardo Dutra, Ernesto Balbino, Miguel Fernández, Teneuza Cavalcante e Jamerson Freitas na mesa da solenidade de posse, em Caxias (Foto: Divulgação/Crea-RJ) |
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio (Crea-RJ), engenheiro Miguel Fernández, empossou mais 18 inspetores, todos da Baixada Fluminense e arredores, em solenidade realizada na Associação Comercial de Duque de Caxias, no centro daquele município, na tarde da última terça-feira, dia 15 de outubro. Com essa posse, o número de inspetores nomeados pela atual gestão chega a 98. Os inspetores do Crea-RJ atuam como representantes do Conselho junto a entidades públicas e privadas de suas regiões, colaborando também com a fiscalização do exercício legal das profissões do Conselho. A nomeação é publicada em Portaria do Crea, mas os inspetores atuam como voluntários, sem remuneração.
“Eu espero que vocês inspetores se utilizem da nossa estrutura para que a gente possa alavancar o nosso setor de engenharia aqui na região da Baixada Fluminense, onde fomos bem votados na eleição para a presidência. Trata-se de uma região que necessita muito dos serviços das engenharias e por isso mesmo fiz questão de empossar os inspetores em evento separadamente”, afirmou Miguel Fernández, que presidiu a solenidade de entrega dos certificados e crachás para os inspetores que vão atuar em Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Itaguaí e arredores.
O presidente do Crea-RJ observou que é preciso atuar no desenvolvimento da infraestrutura da região da Baixada, Região Metropolitana do Rio, onde vivem cerca de 3,7 milhões de pessoas. Para um auditório lotado, Fernández anunciou que pretende realizar ano que vem em Caxias um grande evento para o desenvolvimento das engenharias na Baixada Fluminense. Ele lembrou também que já está trabalhando para adequar todas as inspetorias “a uma realidade menos cartorial” para que se tornem mais um ponto de encontro de profissionais e de fortalecimento das profissões do Sistema Confea/Crea.
Foram empossados os seguintes profissionais: Gaspar Balbino da Silva, Dorgival Silva Caldas e Pedro José dos Santos, de Caxias; Fernando Antonio Martins Duarte Júnior, Wallace Barbosa de Souza e Letícia Barbosa de Souza, de Nova Iguaçu; Sabrina dos Santos Lins Honorato, de Belford Roxo; Karla Ayres de Lira, de Japeri; Leonardo Duarte Fernandes, de Mesquita; Tatiana Nascimento Jansen, de Nilópolis; Andreia Loureiro dos Reis Teodoro, de Queimados; Roberto Siqueira da Silva, Mauro Sanábio Amaral e Cesar da Silva Couto, de Itaguaí; Roberto Couto de Barros, de Mangaratiba; Carlos Eduardo Souza dos Santos, de Seropédica; e Gisele Tostes dos Santos, de Paracambi; e Ivanildo da Silva, de São João de Meriti. Todos receberam certificados e crachás.
A solenidade contou com a presença da conselheira do Crea-RJ, a engenheira civil Teneuza Maria Cavalcante Ferreira, representante da Associação Duquecaxiense de Arquitetos e Engenheiros (Adae). A conselheira destacou a importância dos novos inspetores do Crea na Baixada, diante da “imensidão de obras que fazem na região”.
“É muito importante a contribuição que os novos inspetores podem trazer, representando o Crea na sua missão de orientar para que as construções, as obras em geral e as empresas tenham a segurança necessária para que se possa garantir tranquilidade à sociedade, com obras estruturadas”, afirmou a engenheira Teneuza, acrescentando que “a engenharia é a mola mestra deste país e o presidente Miguel está estendendo a mão para o futuro”.
A solenidade foi organizada pelo arquiteto Ernesto Balbino que foi um dos fundadores da Associação Duquecaxiense de Arquitetos e Engenheiros (Adae), criada em 1983. Além de Balbino e de Miguel Fernández, participaram da mesa a conselheira Teneuza Cavalcante; o supervisor técnico do Crea-RJ, engenheiro Leonardo Dutra; e o diretor-geral da Mútua RJ, Jamerson Freitas. Ernesto Balbino agradeceu a presença de todos, especialmente do presidente do Crea-RJ e do seu chefe de gabinete, Rodrigo Machado. Eles foram homenageados com placas, assim como o engenheiro Paulo Roberto de Paula, que não pôde comparecer por motivo de saúde.
Um dos inspetores empossados, o engenheiro Gaspar Balbino da Silva, ressaltou considerar que a atuação dos novos inspetores vai contribuir para o desenvolvimento de Caxias.
“Precisamos saber assessorar a presidência do Crea e colocar Duque de Caxias num patamar onde merecemos estar. Hoje, Caxias está abandonada. Queremos fazer com que a cidade cresça. Temos aqui calçada que virou até depósito de pneus. Não podemos concordar com uma situação dessas. Nasci e vivi minha vida toda em Caxias. Continuo sendo caxiense”, afirmou Gaspar, que é engenheiro civil desde 1988.
Nessa turma de inspetores da Baixada Fluminense, a presença das mulheres foi um diferencial. A engenheira civil Sabrina dos Santos Lins Honorato, de Belford Roxo, disse que “o cargo de inspetor é importante para informação e inovação para nossa cidade, com apoio do Crea-RJ e da Mútua”. Outra engenheira civil, Tatiane Nascimento Jansen, que vai atuar em Nilópolis, manifestou grande alegria por poder participar da atual gestão do Crea-RJ como inspetora:
“O cargo de inspetor é muito importante para mantermos a presidência bem-informada sobre as engenharias. Como inspetora nomeada do Crea, espero conseguir alcançar todas as metas estabelecidas pela atual gestão”, disse Tatiane, que também é engenheira de segurança do trabalho.