A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Nova Iguaçu realizou, na manhã desta sexta-feira (24), Audiência Pública para apresentação do Relatório de Gestão referente ao primeiro quadrimestre de 2024. A inauguração do Hospital de Iguassú neste período foi um dos temas mais comemorados. Com equipamentos de última geração e atendimento de alta qualidade, a unidade vem sendo muito elogiada pela população.
As principais causas de internações no município são gravidez, causas não definidas e causas infecciosas e parasitárias. A cidade conta hoje com 58 Unidades de Atenção Básica, o que significa o dobro em relação ao quadrimestre anterior. Foi empenhado 18,07% da verba destinada para a pasta, acima do mínimo estabelecido por lei, que é de 15%. O orçamento total da Saúde para o ano de 2024 é R$ 770 milhões.
Enquadrada no modelo de Gestão Plena, a gestão de saúde municipal apresentou relatório detalhado do quadrimestre, instrumento que monitora e acompanha as execuções do plano de saúde. Ele demonstra ainda, montante e fontes de recursos aplicados, auditorias realizadas e oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada e conveniada. O relatório encontra-se disponível, para consulta de quem desejar, no Conselho Municipal de Saúde, assim como no Portal da Transparência do Executivo.
Eduardo de Macedo Soares (subsecretário de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde) e Valéria Boechat (superintendente da Secretaria), foram os responsáveis pela explanação do relatório. O presidente da Comissão de Saúde da CMNI, vereador Dr. Marcio Guerreiro, e o vice-presidente, vereador Dr. Robertinho, conduziram a audiência.