TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

12 de dez. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Mais candidatos, mais custos eleitorais
Indiscutivelmente as alianças partidárias serão fundamentais para que os candidatos possam ter mais força eleitoral com mais representantes espalhados nos bairros. Através das alianças compõem-se os palanques que permitem as candidaturas proporcionais, espalhadas na cidade, levem os nomes dos seus representantes majoritários, fortalecendo assim os chamados candidatos “cabeças de chapa”. E nestas próximas eleições, o número de cadeiras para vereadores eleitos mais que dobrará, passando de 11 para 23, consequentemente, aumentado o número de candidatos. Isso representa, por um lado, mais representantes das majoritárias espalhados pelo Município. Por outro lado, representa mais custos.

Perfil conservador
De olho nos números e no histórico do poder no Município, vemos que aqueles que são mais conservadores, de centro-direita ou de direita, dominam o cenário eleitoral e fizeram mais representantes ao longo dos tempos. Isso deverá ser observado pelos principais candidatos a prefeito. Não vejo que aparecerão candidatos com pautas mais progressistas e temas mais sensíveis que na eleição presidencial estiveram presentes nas pautas. Nas municipais, não farão parte do debate. A conferir...

Laboratório
Os desempenhos dos partidos nas eleições municipais sinalizarão como ficará a correlação de forças das correntes ideológicas. As eleições municipais sinalizarão como ficará o “mapa” para a sucessão do governador Cláudio Castro.

Projeto


Na Câmara Municipal de Nova Iguaçu há três banners com históricos de personalidades importantes na memória política da cidade, especialmente vinculadas ao Poder Legislativo. Um é sobre o Comendador Soares, o outro sobre o Barão do Guandu e o terceiro sobre Carmelita Brasil. A ideia é que estes materiais passem a circular pela cidade através de exposições.

Repito…
As federações partidárias enfrentarão muitos problemas nas próximas eleições. Veremos isso acontecer. Quando elas se dão no âmbito municipal, os interesses das alianças são mais conflitantes. Vamos aguardar para ver.

Muito diferente
Olhando o histórico das eleições municipais anteriores se via claramente quem seria quem, em especial, na base do governo e sua sucessão. Parece que só mesmo no ano que vem que o prefeito vai explicitar a sua preferência e “abençoar” seus candidatos.