Por Almeida dos Santos
Esta semana, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu colocou um banner contando a história de Francisco José Soares, conhecido como Comendador Soares. Uma iniciativa incentivada pelo presidente da Câmara, Dudu Reina, e que visa popularizar a história de grandes nomes da cidade que passaram pelo Poder Legislativo Municipal. Para Dudu Reina, essa é uma forma evitar que o apagamento histórico ocorra como uma injustiça contra a memória dessas pessoas que ajudaram a erguer Nova Iguaçu.
Visita ilustre
Dr. José Luiz Teixeira (presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu-IHGNI), visitou a Câmara Municipal de Nova Iguaçu para olhar de perto a exposição do banner com a história do Comendador Soares. Saiu feliz em ver que iniciou, de forma inédita, um projeto para contar a história de personalidades que exerceram mandato na Casa.
Barão do Guandu em detalhes
Ignácio Antônio de Souza Amaral foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu em 1833, então Villa de Iguassú. Porém, pouco é divulgada a sua história que ao longo do tempo parece apagada. Mas, seguindo a sequência de expor a trajetória de personalidades iguaçuanas que passaram pelo Poder Legislativo Municipal e deixaram o seu legado, ainda este ano, a Câmara, através do Centro de Cultura, Pesquisas, Memória e Documentação Histórica Mario Marques, fará a exposição de um banner com detalhes da vida deste iguaçuano que também é conhecido como Barão do Guandu. Ele será o segundo da série que iniciou com uma exposição sobre a vida do Comendador Soares.
Quem foi Barão do Tinguá?
Na série de personalidades que passaram pela Câmara, Barão de Tinguá é outro nome que merece ser apresentado. Presidiu a Câmara por algumas legislaturas e é outro personagem importante do município.
Efeito preventivo
A passagem de Lindbergh Farias pela Prefeitura de Nova Iguaçu e a sua saída para estabelecer suas bases políticas fora do Rio de Janeiro dará o tom das campanhas eleitorais em 2024. Candidatos de fora terão dificuldade de convencer o eleitorado de que são alternativas administrativas para o município. A eleição e a reeleição do prefeito Rogerio Lisboa sinalizou que o eleitorado amadureceu sem precisar de “santo de fora” para fazer milagres.