A ESCRITORA E COMPOSITORA MINEIRA CAROLINA MARIA DE JESUS RECEBE HOMENAGEM NA SALA DE LEITURA FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de nov. de 2023

A ESCRITORA E COMPOSITORA MINEIRA CAROLINA MARIA DE JESUS RECEBE HOMENAGEM NA SALA DE LEITURA FENIG


No mês em que se comemora o dia da Consciência Negra, a Tarde de Autógrafos na Sala de Leitura Fenig, homenageia a escritora e compositora mineira Carolina Maria de Jesus, autora de “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada” (1960), e outras obras icônicas como "Casa de Alvenaria” (1961), “Diário de Bitita” (1986) e “Meu estranho diário" (1996). A escritora Danielle Viana vai autografar, nesta sexta-feira (10), o livro “O Diário de Carolina”, a partir das 14h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu. A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Como pedagoga e especialista em literatura brasileira, Danielle Viana, dedicou-se a escrever sobre uma das autoras que mais admira. “Em ‘O Diário de Carolina’, destaco a linguagem sensível e criativa e, principalmente, a coragem de Carolina Maria de Jesus ao descrever o mundo real de miséria, dor e exclusão”, afirma a Daniele, que também é especialista em Teologia e Neuropsicopedagogia. 


A autora coordena desde 2018, a ação social de leitura, Clube do Livro PILAR, (Projeto de Incentivo à Leitura e Autoestima Resgatada), que hoje tem polos de leitura em várias cidades brasileiras. A ação também organiza feiras literárias em universidades e escolas públicas e privadas. Entre as obras já publicadas por Danielle estão também: "Ato de ler e a (trans)formação do ser" (2021), "O Diário de Ester" (2021) e "A Família Lobato e o Monstrinho Invisível" (2021).

Além da Tarde de Autógrafos, a ação "Livros para Voar" recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada Fluminense. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. 

São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura Fenig (TopShopping), Prefeitura de Nova Iguaçu, Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, CEFET-NI, Loja Caçula Nova Iguaçu e no CRAS Terras de Marambaia.