1º CONCURSO LITERÁRIO PROMOVIDO PELA ARCÁDIA IGUAÇUANA DOS AMIGOS DAS ARTES E DA CULTURA ENTREGA PRÊMIOS AOS SEUS VENCEDORES - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

30 de out. de 2023

1º CONCURSO LITERÁRIO PROMOVIDO PELA ARCÁDIA IGUAÇUANA DOS AMIGOS DAS ARTES E DA CULTURA ENTREGA PRÊMIOS AOS SEUS VENCEDORES

Kátia Cavalcante

Registro da celebração pelo encerramento do 1º Concurso Literário
promovido pela Arcádia Iguaçuana dos Amigos das Artes e da Cultura

Ansiedade, nervosismo e muita emoção ao viver o início de um sonho realizado. No último sábado (21), às 10 horas da manhã, na Câmara Municipal de Nova Iguaçu, aconteceu a entrega da premiação para as seis alunas das escolas vencedoras da rede pública e privada do 1º Concurso Literário da Arcádia Iguaçuana dos Amigos das Artes e da Cultura direcionado aos estudantes do Ensino Médio da cidade de Nova Iguaçu com o tema “100 Anos da Semana de Arte Moderna”.

O objetivo do concurso foi selecionar e premiar os trabalhos escritos, na categoria de Contos e Crônicas. Foi um momento de expectativa para todos que estavam vivendo o início de um sonho realizado. Os Crônicas e Contos escritos por elas foram destacados, escolhidos e revisados minuciosamente por profissionais da área de educação e também pelo presidente do Arcádia, Vicente Loureiro.

Foram 32 escolas das redes estadual e privada que participaram do concurso. Os vencedores receberam kindles, laptops e computadores, além de premiações para as diretoras das escolas, que ganharam um fim de semana com tudo pago num hotel fazenda.

Segundo o presidente da Arcádia, Vicente Loureiro, esse concurso é um momento especial de celebração. “Quero agradecer aos alunos pelo envolvimento em olhar o mundo de frente e nos brindar com essas crônicas e contos de altíssimo nível. Um agradecimento especial para Maria Angélica Novaes (diretora Regional Pedagógica), as professoras, a Câmara que nos ofereceu o espaço para realizarmos esse evento e a imprensa presente”, disse Vicente.

Para às alunas premiadas, esse foi um dos melhores momentos. “Esse concurso nos impulsionou a seguirmos com os nossos sonhos. Meu incentivador para escrever foi meu professor Wallace, de espanhol”, falou Maria Luiza Novais da Silva, do Colégio Estadual Comendador Soares, que ficou em 3º lugar com o conto intitulado “Um artista no tempo certo”.

O início de uma conquista. “Estou participando desse concurso e realizando um sonho”, comentou Nicolle Cruz Estolano, do CIEP Professor Waldick Pereira (Comendador Soares), que ficou em 2º lugar com o conto intitulado “O encontro dos opostos”.

O incentivo veio da minha família e dei sequência. “Minha mãe e minha irmã me incentivaram. Sempre gostei de escrever e agarrei essa oportunidade no concurso e estou muito feliz com o resultado obtido”, expressou Adriana S. Rodrigues, do CIEP 168 Ilda Silveira Rodrigues (Jardim Laranjeiras), que ficou em 1º lugar com o conto intitulado “Imersa”.

O presidente da Arcádia Iguaçuana dos Amigos das Artes e da Cultura, Vicente Loureiro,
ficou satisfeito e  celebrou esse primeiro evento chancelado pela Associação

Uma contagem regressiva na hora do resultado. “O vencer é a conquista de cada uma delas. Tenho o costume de escrever romances, então aproveitei essa oportunidade do concurso para às pessoas conhecerem o meu trabalho. Meu incentivo veio da minha professora”, explicou Thifany da Silva Cha Cha, do Centro Educacional Aragão Torquato (Jardim Alvorada), que ficou em 3º lugar com a crônica intitulada “Jantar ao som de Villas-Lobos”.

A oportunidade bateu à porta e foi o momento de aproveitar. “Eu amo escrever e quando você tem a oportunidade para apresentar o que escreve é muito gratificante. Agradeço a minha mãe pelo incentivo, por isso estou aqui para realizar o início do meu sonho”, confirmou Winart Kemily Vieira Valadão, do CIEP 168 Ilda Silveira Rodrigues (Jardim Laranjeiras), que ficou em 2º lugar com a crônica intitulada “Entre conversas”.

Participar e concorrer é um desafio e o início de uma caminhada. “Pela primeira vez estou participando de um concurso e fico feliz por eles se interessarem pelo tema. Minha família e minha professora me incentivaram muito. Estou me sentindo realizada e orgulhosa”, concluiu Gabriela Mello Duarte Vicente, do Colégio Estadual Marechal Juarez Távora, que ficou em 1º lugar com a crônica intitulada “A arte é mais que rima, poesia ou o próprio verso”.

A solenidade foi composta por uma Comissão de Jurados, pela professora Cristina Penna, Maria Lúcia Azevedo, Dr. Jorge Gama, professora Maria Luiza Marques, professora Marlene dos Anjos, professor Salomão David, professora Rosângela de Almeida Carvalho Barreto e por toda a diretoria do Arcádia, com o apoio de Jorge Miguel (CRC de Nova Iguaçu), além de toda equipe de educação, o evento teve a participação de Luiz Antônio Teixeira (presidente do Partido Progressistas em Nova Iguaçu), da cantora Dinha Pinheiro, do advogado e historiador Dr. José Luiz Teixeira, do produtor cultural Nelson Freitas, do Dr. Franklin Hilário (presidente da subseção da OAB-Nova Iguaçu/Mesquita), da diretora da Regional Metropolitana I, Maria Angélica Novaes. O vereador Dr. Robertinho (PP) foi o representante da Câmara Municipal de Nova Iguaçu.