O EVANGELHO SEM MÁSCARAS
*Alessandro Machado
“Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” Judas 4
Máscaras são utilizadas para esconder alguma coisa ou esconder de alguma coisa. De alguma forma a máscara representa uma forma de esconderijo ou de ocultar a realidade. As heresias são máscaras que tentam esconder a verdade do Evangelho. São maquiagens que disfarçam com sua falsa beleza a verdade das Escrituras. Em sua epístola, Judas denuncia todos àqueles que sorrateiramente se introduziam nas igrejas com suas doutrinas heréticas, mascaradas de Evangelho. Ele compara esses falsos mestres com a história do povo de Deus. Associa o povo de Deus a estes falsos mestres e temos como exemplo dois casos de infidelidade de Israel no deserto: o bezerro de ouro e o medo e a desconfiança de entrar na terra de Canaã quando do retorno dos espias. Judas associa também os anjos que se rebelaram contra Deus e abandonaram suas moradas e ministérios a estes falsos mestres e por último associa as cidades de Sodoma e Gomorra e suas práticas imorais aos falsos mestres. Toda essa associação para demonstrar que, assim como em todas elas houve um juízo divino, assim também será a respeito dos falsos mestres. Os falsos mestres são difamadores, mas se apresentam como autoridades incontestáveis. Creditam suas experiências pessoais ao Espírito Santo, no entanto, suas próprias experiências e o modo como elas se dão refletem o impulso de seus próprios corações desobedientes. Os falsos mestres são como as nuvens que não produzem chuvas e são conduzidas pelo vento; são como árvores que mesmo na estação de frutos, não os produzem e devem ser arrancadas; são como as ondas bravas do mar que espumejam e trazem toda sujeira à tona. Judas afirma que Deus virá pessoalmente a terra para julgar e condenar os ímpios, dentre eles os falsos mestres. Falsos mestres mascaram o Evangelho para agradar a todos e a si mesmos, são aduladores. O povo de Deus nunca esteve enganado sobre estes fatos, Jesus mesmo citou a presença dos falsos profetas entre nós. Por isso devemos edificar uns aos outros na fé por meio da oração e tratar os que estão em dúvida sobre a verdadeira doutrina com abordagem santa combatendo aquilo que ofende claramente as Escrituras: imoralidade sexual, liderança autoritária, retórica injuriosa e manipulação materialista. Conhece algum mestre assim? Então fuja, pois é um falso mestre e destruidor das boas novas. Deus te abençoe rica e abundantemente nesses tempos difíceis.
*Alessandro Machado é Pastor da Igreja Cristã de Nova Vida em Jardim Ulisses (ICNVJU) – Prata – Nova Iguaçu. A igreja fica localizada na Rua Maria Leopoldina, 570 – Jardim Ulisses – Nova Iguaçu – RJ. Pedidos de orações: (21) 9 9376-5220.