CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU RETOMA OS TRABALHOS NO SEGUNDO SEMESTRE LEGISLATIVO DE 2023 - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de ago. de 2023

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU RETOMA OS TRABALHOS NO SEGUNDO SEMESTRE LEGISLATIVO DE 2023


Teve início na manhã desta terça-feira (8), as sessões plenárias da Câmara Municipal de Nova Iguaçu relativas ao segundo semestre de 2023. Com muito debate e votações importantes, foi aprovado por unanimidade a mensagem do Executivo que concede isenção de taxas a templos religiosos de qualquer culto. “Este projeto concede aos templos religiosos isenção de taxas municipais, como taxa de controle ambiental e taxa de serviço de coleta e remoção de lixo na busca, para adequação com a legislação vigente e jurisprudência do Supremo Tribunal Federal”, explicou o presidente Dudu Reina. O vereador Claudio Haja Luz parabenizou a medida dizendo que as instituições religiosas prestam serviços de interesse público e devem receber tratamento diferenciado do legislador.


Vários projetos de lei foram discutidos e aprovados em primeira discussão:

*Instituição do Dia Municipal dos Aventureiros, de autoria do vereador Haja Luz;

*Reconhecimento da Utilidade Pública para a Associação Lima Faz Bem, do vereador Dr. Marcio Guerreiro;

*Obrigatoriedade da afixação de cartazes que incentivem a adoção de animais em clínicas veterinárias e estabelecimentos congêneres, assinatura do vereador Vaguinho Neguinho; e

*Instituição do Dia Municipal dos Ostomizados, apresentado pelo vereador Dr. Robertinho.


Vários temas foram debatidos pelos vereadores. O atendimento médico, através do ônibus da saúde, que a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu está oferecendo aos alunos da rede de ensino da cidade, foi elogiado pelo vereador Vaguinho. Hoje o ônibus está na escola Erick Lay, no bairro Jardim Paraíso. No discurso de todos os parlamentares, o desejo de um semestre de muita produtividade.


Um minuto de silêncio foi respeitado, a pedido do presidente Dudu, pelas mortes do ex-vereador de Nova Iguaçu e ex-deputado federal, Itamar Serpa, e do servidor da CMNI, João Luiz da Costa Quirino.