TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de mai. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Um passado para o futuro


O prefeito Rogerio Lisboa sancionou, no Diário Oficial de ontem (sexta-feira, 12), a Lei nº 5.026, de autoria do presidente da Câmara, Dudu Reina, que trata do Centro de Cultura, Memória, Pesquisa e Documentação Histórica Mario Marques, da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, e que terá como sigla CCMPDH-CMNI. Além de uma justa homenagem ao ex-prefeito Mario Marques, que também exerceu sete mandatos consecutivos como vereador, foi na gestão de Mario que foi criado o Complexo Cultural de Nova Iguaçu, hoje denominado Complexo Cultural Mario Marques. Com esta iniciativa do presidente Dudu Reina, sancionada pelo prefeito Rogerio Lisboa, o parlamento municipal passa a contar com um órgão especificamente voltado para a promoção da cultura e da memória iguaçuana, com especial foco voltado para a história da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, seus personagens, suas documentações históricas e acontecimentos.

Um passado para o futuro 2
Entre as atribuições importantes que o Centro de Cultura Mario Marques da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, também deverá atuar na colaboração de trabalhos voltados para a divulgação da história política da cidade, da memória do parlamento municipal, da conservação e difusão deste material através de mecanismos que envolvem, inclusive, parcerias. Em tese, isso leva a crer que o Centro de Cultura surge como mais uma instituição, desta vez no seio do Poder Legislativo, como mola propulsora da preservação e do resgate da memória iguaçuana.

Entusiasta da memória
Além do presidente da Câmara, Dudu Reina, outro personagem do Legislativo municipal foi fundamental no pensar e na forma de elaborar as bases da política que nortearão as ações do Centro de Cultura Mario Marque da Câmara Municipal de Nova Iguaçu. Trata-se do procurador-chefe da Câmara, Dr. João Bosco Filho, ele que na sua jornada profissional na Câmara, tem sido um aliado imprescindível do presidente nas ações para, literalmente, arrumar a “Casa”.

Alianças
Os partidos, seja ele de esquerda, centro-esquerda e centro-direita, andam ensaiando aproximações para evitar uma ascensão da extrema-direita. Isso será possível ver mais adiante. Acredito que diferente das eleições anteriores, o número de candidatos a prefeito deverá ser menor por causa das alianças. O jeito é esperar para ver.