TARDE DE AUTÓGRAFOS RECEBE A ESCRITORA MARTA NOGUEIRA NA SALA DE LEITURA FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

12 de mai. de 2023

TARDE DE AUTÓGRAFOS RECEBE A ESCRITORA MARTA NOGUEIRA NA SALA DE LEITURA FENIG


Depois de uma carreira dedicada como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira nas redes estadual e municipal de ensino, Marta Nogueira deu asas à imaginação e ao conhecimento adquirido e há sete anos fez uma transição de carreira, entre várias especializações dentro da área do Desenvolvimento Humano. A professora virou psicanalista e palestrante em saúde mental. Essa vivência ao longo de anos de trabalho, resultou no livro “Mudança, ato de coragem”, que será autografado nesta sexta-feira (12), na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu. A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.


“Não sei exatamente quando comecei a escrever, porque na realidade, nunca dei muita importância para o material que produzia. Sempre fui apaixonada por tudo que faço e desde os meus 17 anos já estava em sala de aula incentivando a leitura e produzindo conteúdos com meus alunos das séries iniciais até chegar ao Ensino Médio”, lembra Marta.


“Os livros eram levados para a sala de aula para que os alunos escolhessem o que gostariam de ler. Depois promovia junto com eles rodas de conversa sobre os diversos títulos. Além de ler, eles também dramatizavam trechos dos livros. Foi o caso da turma de Ensino Médio do Instituto Olavo Bilac, que dramatizou um clássico da Literatura Brasileira 'A moreninha'; dos alunos do 9º ano da E. M. Professora Iramar da Costa Lima Miguel, que reproduziram o cenário e encenaram na UFRRJ, trechos do livro 'Quarto de Despejo', de Carolina Maria de Jesus. Não posso esquecer dos alunos do 7º ano da E. E. Mestre Hiram, que produziram um livro autobiográfico, intitulado 'Quem Sou Eu', eles tiveram direito a tapete vermelho e dia de autógrafos com seus familiares. A alegria e a empolgação de cada um, acredito que jamais se apagará da memória deles”, destaca a escritora.

Marta Nogueira foi uma das primeiras professoras da rede municipal de Nova Iguaçu a receber treinamento para atuar na disciplina “Incentivo à leitura e produção de textos". “Ficamos em segundo lugar na rede com a produção de charges e quadrinhos abordando o tema africanidades”, afirma autora.

O manuscrito do livro “Mudança, ato de coragem” estava engavetado desde 2018, até que em 2022, o amigo Tiago Modesto, a motivou a transformar em conteúdo para rede social e depois livro, que já está na segunda edição e será levado, em setembro à Bienal Internacional do Livro, no Riocentro. A Tarde de Autógrafos, na Sala de Leitura Fenig, será uma grande oportunidade de encontrar a autora e conhecer a obra de Marta Nogueira.

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 10 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura Fenig (TopShopping), Prefeitura de Nova Iguaçu, Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, CEFET-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.