TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

26 de abr. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Antecipado
Aproximadamente um ano e meio antes das eleições municipais já se percebe que o clima eleitoral vem ganhando cada vez mais às discussões políticas. Ou seja: a antecipação eleitoral se colocando, como nas últimas duas campanhas, cada vez mais adiantada. É visível, também, que são aqueles que não têm projeto de governo, mas sim projetos de poder, os que estão adiantando o “calendário” eleitoral. Isso não é bom para a cidade e, mais ainda, coloca a disputa acima dos interesses da municipalidade. A eleição só acontece em 2024 e, nem mesmo chegamos ao segundo semestre de 2023, e já podemos ver que a cidade se divide na base da administração.

Por falar em eleição…
Candidatura só existe depois que é homologada. Mesmo assim isso não impede que ensaios eleitorais sejam colocados à prova. Mas quando esses ensaios são levados para o campo de disputa acirrada, isso vira pré-campanha e tira o poder de união pelo município.

Memória
O presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, vereador Dudu Reina, sempre demonstrou interesse pela história de Nova Iguaçu e, sobretudo, por resgatar a memória do legislativo municipal. O moço também tem tido encontros frequentes com o secretário de Cultura, Marcus Monteiro, para discutir projetos para a cidade. Isso é um ótimo sinal para a Cultura.

O prefeito é quem decide
Rogerio Lisboa é quem deverá apontar quem será o seu sucessor na corrida eleitoral municipal de 2024. O moço não está tratando deste tema, mas com certeza assim que se posicionar publicamente o acirramento da disputa poderá diminuir em razão deste posicionamento. Resta saber quando ele irá manifestar o seu interesse eleitoral e por quem será o interesse demonstrado.

De olho na federação
A “Fe Brasil Esperança”, que é o nome da federação que reúne o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido Verde (PV), será observada com olhos de lupa nestas eleições municipais. Apesar de não contar com nenhum representante na Câmara, eles terão um peso neste processo eleitoral, ainda mais considerando que o PT hoje é a legenda que comanda o Brasil.

Bagunça
Enquanto estiver balbúrdia não deixarei de escrever aqui. A Av. Nilo Peçanha parece que é proibida para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e idosos. O estacionamento desordenado sobre as calçadas qualquer dia será tombado como patrimônio da desordem local.

Boa da semana
A Festa de São Jorge, este ano, trará uma novidade. Haverá uma exposição com obras alusivas ao “Santo Guerreiro” feitas por diversos artistas. Entre eles, destaca-se Raimundo Rodrigues, autor do cenário de “Hoje é dia de Maria”, uma minissérie que foi exibida na TV Globo.