TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

18 de abr. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Águas do Rio
A Câmara Municipal de Nova Iguaçu realizou, esta semana, uma das mais importantes audiências sobre um tema que afeta, com questão de urgência, parte dos moradores de Nova Iguaçu. Trata-se da questão das águas nas torneiras da população de boa parte dos bairros iguaçuanos. A empresa Águas do Rio, responsável pelo fornecimento de água enviou representantes que não conseguiram explicar de forma simples, as questões mais básicas da audiência: a eficiência para cobrar, comparada a falta de capacidade de resolver a ausência de águas nas torneiras. Cobranças consideradas abusivas também fizeram parte da pauta da audiência proposta pelo vereador Cláudio Haja Luz (Republicanos) e defendida, com ênfase, pelo vereador Dudu Reina (PDT), presidente da Casa.

Águas do Rio 2
Dudu Reina, no uso da sua fala, demonstrou que a luta pela melhoria na prestação de serviços do fornecimento de água para a população não ficará resumida, apenas, à audiência realizada. Disse que se não houver uma mudança nessa relação com os consumidores, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu poderá propor a abertura de uma CPI e até mesmo recorrer aos órgãos reguladores para que a empresa seja devidamente enquadrada pela má qualidade dos serviços.

Águas do Rio 3
Essa audiência e a cobrança por água nas torneiras faz mais sentido quando lembramos que uma das maiores estações de tratamento de água localiza-se em solo iguaçuano. A Estação de Tratamento do Guandu (ETA), na região do KM 32, chegou a aparecer no Livro dos Recordes (Guinness Book) como uma das maiores do mundo. Mas... Ironicamente, hoje, o serviço de fornecimento de água na cidade tirada da palavra “Iguaçu” o seu significado no Tupi Guarani que significa “Água Grande”.

Dia da Baixada
No próximo dia 30, comemora-se o Dia da Baixada Fluminense, criado através da Lei Estadual nº 3.822/2011. Uma boa data para celebrar a potência da região, assim como debater o que tanto precisa em termos de melhorias para esse grupo de 13 cidades que integram a Baixada Fluminense.

Expectativa
Como ficaria, por exemplo, a verticalização de uma aliança entre os partidos PT e União Brasil aqui em Nova Iguaçu? É possível que ocorra? Quando às alianças são feitas no âmbito nacional, elas não produzem tantos ruídos quanto às trazidas para os municípios. E isso é o que veremos caso tenha um projeto com esta aliança na cidade.