TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

3 de abr. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


O preço da pressa
A antecipação das campanhas eleitorais tem sido cada vez mais frequente. Mal termina uma eleição e as movimentações políticas começam para uma nova etapa. Os políticos têm dedicado mais tempo à política eleitoral do que para a política institucional. Um exemplo: alguém se elege deputado e antes de completar seis meses no cargo, já mira na possibilidade de concorrer a prefeito. Essa cultura tumultua as representações que a cidade tem nas casas legislativas e gera desconforto nos governos municipais. Os projetos políticos individuais estão se sobrepondo às necessidades da cidade. Enquanto o foco for no poder e não no desenvolvimento local, veremos políticos mais focados em carreira na essência do mandato que possui. A ambição política que se instala em subgrupos de grupo administrativo é o que mais corrói a política de uma cidade.

O preço da pressa 2
Exercendo o seu segundo mandato e sem poder candidatar-se a prefeito novamente, Rogerio Lisboa é um líder político de um grupo que se subdivide. Será difícil controlar os impulsos dos aliados que se acotovelam pelo poder, seja por um espaço na Câmara ou mesmo na sucessão da Prefeitura de Nova Iguaçu. A agenda positiva da administração municipal, neste período com a política cada vez mais antecipada, é corroída pela ambição pessoal. Se este ano o acirramento pelo poder está forte, ano que vem ele estará ainda mais potencializado e carcomendo o processo administrativo.

Mais uma baixa
Outra jornalista iguaçuana se despede de nós e deixará saudades. Desta vez, vitimada por uma parada cardiorrespiratória da luta que travava contra o câncer, Nádima Bonfim, formada em Filosofia, Jornalismo e Cinema, morava na região do bairro da Posse e trabalhou em veículos como o “Jornal Hoje” e o jornal “O Dia”. Uma outra amiga que nos deixa uma saudade enorme das nossas longas conversas sobre política.

Memória
A Secretaria Municipal de Cultura colocou a placa de sinalização do Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velha. Pequenas ações assim são importantíssimas para a cidade, ainda mais considerando o custo/benefício. Mais que sinalizar para os possíveis visitantes, esta placa faz com que turistas que passam por ali, sejam informados deste patrimônio existente e alguns acabam reproduzindo esta informação para fora da cidade.

Alerta!
Alguns secretários municipais estão de olho em uma cadeira na Câmara. Pode ter certeza que isso vai comprometer o governo caso Rogerio Lisboa caso não tome a decisão de antecipar a desincompatibilização deles. Rogerio vem fazendo uma administração que tem sido acima da média e o governo prestes a chegar ao fim, tem que tomar toda cautela para que um ano de gestão não comprometa os sete anos passados.