PROJETO CINE +BRASIL LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

5 de abr. de 2023

PROJETO CINE +BRASIL LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL


Educação, preservação e cultura nas escolas. A Secretaria de Meio Ambiente de Belford Roxo, em parceria com a Secretaria de Educação de Belford Roxo, promoveram na última terça-feira (4) o Projeto Cine +Brasil para os 800 alunos do primeiro ao nono ano de escolaridade da Escola Municipal Edson Santos, no Malhapão. O projeto é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa RJ (SECEC-RJ), com patrocínio da Light, e através da lei de incentivo à cultura pelo Instituto Brasileiro de Capacitação e Desenvolvimento Social (IBCADS).


Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e à sétima arte, o projeto levou muita alegria e diversão para os alunos, através de uma tenda climatizada com espaço para 40 estudantes. A imersão foi total no mundo audiovisual. A animação “A Turma da Mônica – Um plano para salvar o planeta” foi exibida para as crianças, e o filme “Meio Ambiente por inteiro – Desafios Ambientais” foi direcionado aos jovens.


O secretário municipal de Educação, Denis Macedo, destacou a relevância da iniciativa. “Esse projeto é importante para a nossa política pedagógica na rede municipal”, frisou. “As crianças absorvem com facilidade os conteúdos audiovisuais, e estamos hoje reforçando a pauta do meio ambiente e sustentabilidade”, concluiu Denis, ao lado do secretário municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Rafael De Milan.

PROJETO AUDIOVISUAL


O secretário municipal de Meio Ambiente, Igo Menezes, pontuou que o projeto audiovisual é apenas o começo das ações socioambientais. “Vamos levar a importância e a consciência da preservação, com conjuntos de práticas que ensinam a minimizar os impactos na fauna e flora da nossa natureza”, explicou. “Vamos visitar outras escolas da rede municipal para levar educação ambiental. Estaremos semana que vem na Escola Municipal José Mariano do Passos”, completou Igo, que também anunciou novos projetos envolvendo alunos da rede municipal como a horta educacional e ações de replantio às margens do Rio Botas.


As alunas Sara Rebeca de Oliveira e Alexa Alves, de 8 e 7 anos, assistiram atentamente aos ensinamentos dos filmes. “Eu gostei muito de ver o desenho com os meus amigos e comer pipoca. Temos que proteger a natureza”, contou Sara. “Aprendi que o lixo deve ser jogado sempre no lixo”, revelou a pequena Alexa.