TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

21 de mar. de 2023

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos



Uma valente


Semana passada, dia 10, Nova Iguaçu perdeu uma ilustre filha que tanto se dedicou a cidade. A jornalista Cláudia Maria (57 anos), que faleceu vítima de complicações em decorrência da Covid-19 contraída em 2020. Indiscutivelmente, ela foi uma pessoa que, no exercício da sua profissão, se notabilizou por se dedicar a elevar o nome da cidade buscando usar das suas matérias como repórter, as mais gritantes desigualdades sociais em comunidades esquecidas. Com passagens por jornais locais e veículos da grande imprensa, como o jornal “O Dia”, Cláudia Maria também era uma entusiasta em realizar reportagens e pesquisas que pudessem contribuir para elevar a autoestima da população da Baixada Fluminense, sempre com foco nas belezas naturais da região e a vasta riqueza de personagens e história da região. Com a morte da Cláudia Maria, indiscutivelmente, Nova Iguaçu e a Baixada Fluminense perdem uma incansável jornalista que escreveu sobre as suas respectivas histórias e, com isso, ajudar a contribuir para o desenvolvimento social local. Valente como jornalista e amável como amiga de muitos, Cláudia Maria é um nome que por anos não será esquecido por suas bravuras e feitos.

Vereadores indignados
Os vereadores de Nova Iguaçu não andam nada satisfeitos com as ações da empresa Águas Rio. E eles têm razão! A empresa se dedica mais a instalar hidrômetros do que solucionar os problemas da falta d’água que afeta a vida de muitas comunidades iguaçuanas.

É preciso pensar nisso
Volto a falar de um assunto que deveria interessar a Prefeitura de Nova Iguaçu. Não existe na cidade uma empresa com capital misto para tratar da questão do turismo. A cidade conta com vastas riquezas históricas e naturais, mas não são mais bem trabalhadas por ter uma Secretaria Municipal de Turismo sem dotação orçamentária que acaba fazendo firula institucional. Com a criação de uma empresa de desenvolvimento turístico, seria possível abrir mais alianças com empresas e passar a olhar o turismo da cidade como uma questão econômica.

Faz falta
Nova Iguaçu é uma cidade que tem localização privilegiada e é situada no eixo Rio-São Paulo. Falta na cidade um grande centro de convenções para a realização de feiras de negócio, que possa atrair expositores da cidade e que promova o turismo de negócio, além de servir como espaço também para feiras temáticas como indústrias de cosméticos e outros setores da economia. Mas parece que a nossa vocação é se vangloriar do passado de grandeza, do que projetar o futuro para a atração de grandes empresas e eventos comerciais.